Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1162935
Título: A bataticultura nos trópicos: uma batata quente nas mãos do produtor.
Autor: LOPES, C. A.
SILVA, G. O. da
CASTRO, C. M.
PEREIRA, A. da S.
SHIMOYAMA, N.
Afiliación: CARLOS ALBERTO LOPES, CNPH; GIOVANI OLEGARIO DA SILVA, CNPH; CAROLINE MARQUES CASTRO, CPACT; ARIONE DA SILVA PEREIRA, CPACT; NATALINO SHIMOYAMA, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BATATA.
Año: 2024
Referencia: Batata Show, v. 24, n. 68, p. 8-12, 2024.
Descripción: A expansão do cultivo da batata no Brasil para regiões e épocas mais sujeitas a altas temperaturas também maximiza a expressão desses distúrbios. A severidade dos sintomas dos distúrbios observados na batata em função do calor depende principalmente da: 1. cultivar, 2. temperatura, 3. rapidez com que ocorre o estresse, 4. duração do estresse e 5. status de umidade do solo. A condição mais crítica ocorre quando se planta uma cultivar muito suscetível, a temperatura excede 30 °C em curto espaço de tempo, a onda de calor atinge as plantas jovens, o calor dura muitos dias e a lavoura está sujeita a deficiência hídrica. É importante observar que tubérculos produzidos sob estresse de calor podem apresentar simultaneamente mais de um sintoma, que, inclusive, podem ser acentuados pela associação com microrganismos fitopatogênicos também favorecidos por altas temperaturas.
Thesagro: Produção
Batata
Mudança Climática
Resistência a Temperatura
Distúrbio Fisiológico
Tubérculo
Tipo de Material: Artigo na mídia
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo de divulgação na mídia (CNPH)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Bataticultura-nos-tropicos.pdf14.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace