Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1153856
Título: Adubação com biofertilizante e pó de rocha para o algodoeiro herbáceo em consórcio agroecológico com culturas alimentares e forrageiras.
Autoria: COSTA, M. M. M. N.
MEDEIROS, J. da C.
PEREIRA, J. R.
SABOYA, R. de C. C.
SANTOS, J. W. dos
Afiliação: MAGNA MARIA MACEDO NUNES COSTA, CNPA; JOSÉ DA CUNHA MEDEIROS, CNPA; JOSÉ RODRIGUES PEREIRA, CNPA; RITA DE CASSIA CUNHA SABOYA, CNPA; JOSÉ WELLINGTHON DOS SANTOS, CNPA.
Ano de publicação: 2023
Referência: Campina Grande : Embrapa Algodão, 2023.
Páginas: 20 p.
Conteúdo: Com o objetivo de estudar o efeito de biofertilizante líquido e pó de rocha sobre o crescimento e a produtividade de algodoeiro herbáceo (Gossypium hirsutum L.) cultivado em consórcio juntamente com culturas alimentares e forrageiras, foi conduzido um experimento no Território do Sertão Alagoano, município de Água Branca, na Unidade de Aprendizagem e Pesquisa Participativa (UAP) Comunidade Quixabeira / Associação Terra Jovem, pertencente ao agricultor Silvano Pereira da Graça. O ensaio foi conduzido em delineamento em blocos ao acaso, consistindo de um fatorial 2 x 2, com quatro repetições, perfazendo um total de 16 parcelas experimentais. Os tratamentos foram representados por duas doses do condicionador de solos SoloHumics® (0 e 5%), da SoloHumics Fertilizantes, constituído de ácidos húmicos e fúlvicos, e duas doses de pó de rocha (0 e 100 kg ha-1), MB-4. As parcelas tiveram as seguintes dimensões: 5 m de comprimento x 4 m de largura, numa área total de 20 m2. O espaçamento entre as linha foi de 1,0 m e, entre plantas dentro de uma mesma linha, 0,5 m, dando um total de 40 plantas por parcela e 16 plantas na área útil. A semeadura ocorreu em 10 de julho de 2019 juntamente com a primeira aplicação dos tratamentos, sendo que a segunda aplicação foi feita aos 64 DAS (dias após a semeadura). Aos 105 DAS, foram tomadas a altura das plantas e, ao final do experimento, aos 139 DAS, coletou-se a matéria seca remanescente da parte aérea (MST) e o algodão. Os dados foram submetidos à análise 1 D.Sc. em Nutrição Mineral de Plantas, pesquisadora da Embrapa Algodão 2 Ph.D. em Agricultura de Precisão, pesquisador da Embrapa Algodão 3 D.Sc. em Engenharia Agrícola, pesquisador da Embrapa Algodão 4 M.Sc. em Agronomia, pesquisadora da Embrapa Algodão 5 M.Sc. em Agronomia, pesquisador da Embrapa Algodão de variância a 5% de probabilidade e demonstrou que a altura das plantas foi significativamente aumentada tanto pelo condicionador como pelo pó de rocha. A MST foi significativamente aumentada pela presença do SoloHumics®, mas não pelo pó de rocha MB-4, o inverso ocorrendo em relação à produtividade. Não houve interação significativa entre os dois fatores estudados. Conclui-se, portanto, que ácidos húmicos e fúlvicos, ricos em carbono e nitrogênio, só serviram para desenvolver a parte vegetativa da planta, não tendo influência sobre a produtividade de pluma de algodão. Entretanto, o material rico em fósforo, pó de rocha, foi o que contribuiu para o aumento da produtividade. Infere-se, daí, que o fator que mais limita a produtividade de algodoeiro herbáceo nas condições estudadas é o macronutriente fósforo, devendo o agricultor orgânico dessa comunidade dar bastante importância a esse fato. Ademais, os pós de rocha são abundantes e baratos na região do estudo, especialmente o MB-4, sendo seu uso de alta viabilidade para os consórcios agroecológicos de algodão com outras culturas, pois eleva a relação custo-benefício para os pequenos produtores.
Thesagro: Algodão
Nutrição Vegetal
Fertilidade do Solo
Produção de Alimentos
Forragem
Seca
Produção Agrícola
Desenvolvimento Sustentável
NAL Thesaurus: Cotton
Plant nutrition
Soil fertility
Food production
Forage
Forage production
Sustainable development
Palavras-chave: Dry station
Biofertilizante líquido
Sertão alagoano
Consórcios agroecológicos
Selo ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Goals
Agroecological consortia
Série: (Embrapa Algodão. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 112).
ISSN: 0103-0841
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOL112-2023.pdf2.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace