Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144388
Title: Influência de plantas de cobertura sobre a produção orgânica de brócolis em plantio direto
Authors: SILVA, V. V.
GUERRA, J. G. M.
RIBEIRO, R. de L. D.
ALMEIDA, D. L. de
ESPINDOLA, J. A. A.
OLIVEIRA, F. L. de
JUNQUEIRA, R. M.
ARAUJO, E. da S.
Affiliation: VINÍCIUS VITÓI SILVA, PESAGRO RIO; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; RAUL DE LUCENA DUARTE RIBEIRO, UFRRJ IN MEMORIAN; DEJAIR LOPES DE ALMEIDA, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; FÁBIO LUIZ DE OLIVEIRA, UNITINS; RODRIGO MODESTO JUNQUEIRA, EMATER, MG; EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB.
Date Issued: 2022
Citation: Seropédica:Embrapa Agrobiologia, 2022.
Pages: 22 p.
Description: O trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes plantas de cobertura do solo, cultivadas isoladamente ou consorciadas, sobre o desempenho de brócolis (Brassica oleracea var. italica) em plantio direto e sistema orgânico de produção. Os experimentos foram conduzidos em dois anos consecutivos, no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (“Fazendinha Agroecológica Km 47”), localizado no município de Seropédica, Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Em ambos os experimentos utilizou-se delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições. No primeiro experimento os tratamentos consistiram de pré-cultivos de crotalária (Crotalaria juncea), milheto ‘BN 2’ (Penisetum glaucum), sorgo ‘BRS 800’ (Sorghum bicolor) e da vegetação espontânea (com predomínio de Cyperus sp.). No segundo experimento, instalado em sucessão na mesma área do anterior, o milheto foi substituído pelo consórcio entre crotalária e sorgo. A biomassa produzida pelas plantas de cobertura variou entre 7,3 e 10,7 Mg ha-1. A palhada oriunda do consórcio entre crotalária e sorgo apresentou acumulação e liberação de nutrientes, com uma taxa de decomposição mais lenta. Crotalária e milheto revelaram maior capacidade de restringir a reinfestação de plantas espontâneas durante o período inicial do cultivo do brócolis. A crotalária, em monocultivo, favoreceu a produtividade da hortaliça.
Thesagro: Adubação Verde
Agricultura Orgânica
Brassica Oleracea
ISSN: 1676-6709
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Influencia-de-plantas-de-cobertura-sobre-BP-107.pdf17,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace