Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1133138
Título: Manejo de afídeos e nanismo-amarelo em trigo: eficácia em três safras.
Autoria: BILIBIO, M. I.
SALVADORI, J. R.
LAU, D.
FERNANDES, J. M. C.
PEREIRA, P. R. V. da S.
Afiliação: MARCOS IVAN BILIBIO, Engenheiro-agrônomo, mestre em Agronomia, consultor de desenvolvimento de produto da FMC, Luís Eduardo Magalhães, BA.; JOSÉ ROBERTO SALVADORI, Engenheiro-agrônomo, doutor em Entomologia Agrícola, pesquisador aposentado da Embrapa Trigo, professor aposentado da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS.; DOUGLAS LAU, CNPT; JOSE MAURICIO CUNHA FERNANDES, CNPT; PAULO ROBERTO VALLE DA S PEREIRA, CNPF.
Ano de publicação: 2021
Referência: Passo Fundo, RS: Embrapa Trigo, julho 2021.
Páginas: 19 p.
Conteúdo: Decisões para o manejo de afídeos e nanismo-amarelo em trigo são adotadas com base em níveis populacionais dos insetos. Enquanto vetores de vírus, afídeos causam danos mesmo em baixos níveis populacionais. A eficácia do controle varia em função das medidas de manejo com inseticidas utilizadas, incluindo a forma de aplicação, o momento e o número das pulverizações. Neste trabalho, avaliou-se a eficácia de estratégias de manejo com inseticidas usualmente empregadas para o controle de afídeos como pragas diretas e como vetores de barley/cereal yellow dwarf virus (B/CYDV), em uma sequência de safras de trigo. Em experimento de campo, a incidência de afídeos e de nanismo-amarelo e a produtividade do trigo foram avaliadas nas safras de 2014, 2015 e 2016, nos tratamentos TT - tratamento total (tratamento de sementes+aplicação semanal de inseticidas), para avaliar o potencial produtivo da cultura; TS ? tratamento de sementes com inseticida; PA - pulverização de inseticidas em parte aérea das plantas ao atingir o nível de ação; TS+PA; e SI - sem inseticidas (testemunha). Aplicação de inseticidas em sementes e em pulverização aérea baseada no nível de ação, para controle de afídeos entre a emergência e espigamento das plantas, proporcionou produtividades entre 10,6 e 22,9% superiores em relação ao manejo sem inseticidas. Quando a infestação de afídeos ocorre logo após a emergência, a eficácia de controle não depende do método de aplicação de inseticida (TS ou PA). Devido à dificuldade de serem previstos a época e o nível de infestação de afídeos e à facilidade operacional, o tratamento de sementes é recomendável.
Thesagro: Praga
Praga de Planta
Inseticida
Afídeo
Nanismo Amarelo
Trigo
Doença de Planta
Vírus
Epidemia
Controle Químico
Série: (Embrapa Trigo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento online, 99).
ISSN: 1677-8901
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BolPesqDes-99-o.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace