Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119158
Title: Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) para estimativa de vigor e de correlações agronômicas em genótipos de capim Cynodon.
Authors: HOTT, M. C.
ANDRADE, R. G.
MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
BENITES, F. R. G.
Affiliation: MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; WALTER COELHO P DE MAGALHAES JUNIOR, CNPGL; FLAVIO RODRIGO GANDOLFI BENITES, CNPGL.
Date Issued: 2019
Citation: In: SILVA, H. C. da (Org.). Engenharia Sanitária e Ambiental. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
Pages: p. 235-244.
Description: RESUMO Os procedimentos tradicionais de estimativa de biomassa em pastagens normalmente utilizam métodos destrutivos com grande demanda de tempo, recursos e mão-de obra. Este contexto usual dificulta a execução destes procedimentos em campo, ocasionando erros de precisão e não permitindo avaliar a área experimental como um todo quanto à aspectos fitossanitários, infestação de pragas e doenças, assim como deficiências minerais iniciais. O desenvolvimento de modelos para estimativa automatizada da biomassa e do índice de área foliar das pastagens, particularmente a partir das imagens captadas por VANT, propicia economia de recursos e adoção de medidas antecipatórias no manejo da área experimental. O objetivo deste trabalho é estabelecer um estudo de viabilidade técnica da plataforma de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para estimativa da biomassa, da altura do dossel forrageiro e das condições gerais de capins do gênero Cynodon, em parcelas, usando volume e vigor pelo método i-Health&Height-Plants, por índice NDRE e modelo de terreno e superfície (MDT). Foram utilizadas câmeras de imageamento na faixa do visível (RGB), borda do vermelho (RedEdge) e infravermelho próximo (NIR) para monitoramento contínuo da área experimental, aproximadamente, 3.800 m2, conduzido no Campo Experimental José Henrique Bruschi (CEJHB) na cidade de Coronel Pacheco-MG. Após o imageamento por VANT foram selecionados 12 clones do gênero Cynodon que apresentaram maior vigor em relação aos dados obtidos no experimento de campo e com os dados obtidos por VANT.
Thesagro: Pastagem
Keywords: Melhoramento genético de plantas
Vigor vegetativo
VANT
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cap22EbookEngSanitAmbHott.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace