Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1111966
Título: Estabelecimento de colônia do parasitoide Fopius arisanus Sonan (Hymenoptera: Braconidae) sobre a mosca-da-carambola em condições de laboratório.
Autor: BARIANI, A.
JESUS, C. R. de
LIMA, A. L.
PARANHOS, B. A. J.
ADAIME, R.
PEREIRA, J. C.
CARDOSO, E. K. de A.
ALMEIDA, R. P. de
Afiliación: ADRIANA BARIANI, CPAF-AP; CRISTIANE RAMOS DE JESUS BARROS, CPAF-AP; ADILSON LOPES LIMA, CPAF-AP; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA; RICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP; JAIRO CALDEIRA PEREIRA, FAMA; EDIRLON KLERVETON DE AZEVEO CARDOSO, FAMA; RILDO PESSOA DE ALMEIDA, FAMA.
Año: 2019
Referencia: Macapá: Embrapa Amapá, 2019.
Páginas: 22 p.
Descripción: Estratégias de controle que visem combater a mosca-da-carambola são fundamentais para a defesa fitossanitária do País, uma vez que a possível dispersão dessa importante praga quarentenária para outras regiões do Brasil, poderá implicar em prejuízos expressivos para a economia brasileira e para a sociedade, já que a produção de frutas é uma das cadeias produtivas que mais emprega mão de obra no agronegócio brasileiro. Nesse sentido, a Embrapa vem envidando esforços para contribuir com o Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas (PNMF) - Subprograma de Supressão com vistas à Erradicação de Bactrocera carambolae, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no intuito de disponibilizar mais alternativas de manejo para a praga. O controle biológico se apresenta como uma alternativa viável e promissora, especialmente em áreas de atuação estratégicas, como a faixa de fronteira e as áreas protegidas, minimizando, assim, os possíveis impactos ambientais causados pelo controle químico utilizado para o controle da praga
Thesagro: Praga de Planta
Praga Quarentenária
Citación: (Embrapa Amapá. Documentos, 102).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CPAF-AP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CPAFAP2019DOC102Estabelecimentocolonias.pdf5.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace