Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039760
Título: Infestação e flutuação populacional de lepidópteros-pragas em sistemas de produção de milho e sorgo.
Autor: SANTOS, A. J. N. dos
MENDES, S. M.
GONTIJO NETO, M. M.
VIANA, P. A.
GONÇALVES, A. C. R.
SANTOS, A. E. dos
OLIVEIRA, L.
ROSA, A. P. S. A. da
Afiliación: ADRIANO JORGE NUNES DOS SANTOS, Bolsista; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; PAULO AFONSO VIANA, CNPMS; ANA CARLA RIBEIRO GONÇALVES, Estagiária; ALICE EMANUELE DOS SANTOS, Estagiária; LILIAN OLIVEIRA, Estagiária; ANA PAULA SCHNEID AFONSO DA ROSA, CPACT.
Año: 2015
Referencia: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015.
Páginas: 38 p.
Descripción: Cultivos de milho e sorgo são constantemente infestados por lepidópteros-pragas, principalmente por indivíduos das espécies Spodoptera frugiperda, Helicoverpa zea e Diatraea saccharalis, todas com grande potencial de causar prejuízos. No entanto, fatores climáticos e a disponibilidade de plantas hospedeiras influenciam diretamente na infestação destas pragas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais do monitoramento de mariposas adultas, destas espécies, em áreas de produção de milho e sorgo. Durante dois anos sucessivos, o monitoramento foi realizado em quatro campos experimentais, localizados na Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG, utilizando feromônio natural e sintético em armadilhas tipo delta com base adesiva. Semanalmente, as armadilhas foram observadas para a contabilização dos insetos capturados. A D. saccharalis foi a espécie com maior número de indivíduos coletados nos dois anos. No período 2012/2013, foram capturados maiores percentuais das três espécies em três das quatro áreas monitoradas. A Área 1 foi de maior ocorrência de S. frugiperda e H. zea, com 526 e 113 indivíduos coletados, respectivamente. A área de integração lavoura-pecuária-floresta (Área 2) apresentou maior captura de D. saccharalis, com 1.798 indivíduos capturados. As espécies S. frugiperda e D. saccharalis atingiram o número de três indivíduos capturados por noite nas Áreas 1 e 2, com maior frequência durante o primeiro ano, nas respectivas áreas. A disponibilidade de espécies vegetais hospedeiras e a precipitação do período indicaram serem os fatores que mais influenciaram na infestação das áreas, e isto reforça a necessidade de monitoramento como ferramenta básica para tomada de decisão dentro da estratégia de manejo integrado de pragas.
Thesagro: Praga de planta
Controle integrado
Planta hospedeira
Prática cultural
Entressafra
Safra
Palabras clave: Monitoramento
Praga polífaga
Citación: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 122).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
bol1221.pdf4.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace