Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039724
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FREITAS, S. C. de
SANTOS, J. de O.
SIMAS, E. S.
SILVA, T. dos S.
CONTE, C.
Additional Information: SIDINEA CORDEIRO DE FREITAS, CTAA; JULIANA DE OLIVEIRA SANTOS, CNPMA; EPAMINONDAS SILVA SIMAS, CTAA; TANIA DOS SANTOS SILVA, CTAA; CARMINE CONTE, CTAA.
Title: Método de digestão por via úmida para determinação de microelementos e elementos traços por espectrometria de emissão óptica em vinhos.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2015.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Documentos, 122).
Language: pt_BR
Keywords: Perfil mineral
Taxa de recuperação
Preparo de amostra
Description: A presença e a concentração de elementos minerais em vinhos é uma das técnicas empregadas para distingui-los. A espectrometria de emissão óptica tem sido empregada para análise do perfil mineral de vinhos e esta técnica exige uma etapa de pré-tratamento da amostra para destruição da matéria orgânica. O objetivo deste trabalho foi definir um método de digestão por via úmida, em amostras de vinhos, capaz de avaliar quantitativamente a presença de Cd, Co, Li, Sc, Ti, V, Ba, Fe, Mn, Sr e Zn, evitando diluição da amostra e empregando menor concentração na fortificação, de modo a se reproduzir valores encontrados na natureza. Para tanto, foi testada a digestão por via úmida de vinhos tintos e brancos, provenientes do Vale do Submédio São Francisco, Brasil. A digestão foi realizada em bloco digestor de 42 posições, usando-se 12 mL de ácido nítrico e 4 mL de peróxido de hidrogênio. A taxa de recuperação média obtida para os 11 elementos apresentou-se entre 88,3 e 101,7%, considerada eficiente.
Data Documento: 2016-03-04
ISSN: 1516-8247
Appears in Collections:Série Documentos (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC122.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace