Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1016068
Title: PRODUÇÃO de alimentos com uso de recursos naturais: Programa 09: Sul.
Date Issued: 2008
Citation: In: PROGRAMA PROSA RURAL: Sul: março. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2008.
Description: Não se deve confundir agroecologia com um novo tipo de mercado ou com a conhecida Agricultura Orgânica. A agroecologia não visa apenas um mercado especial de produtos ecológicos certificados, mas se caracteriza por várias dimensões que vão além disso. Na agroecologia, a dimensão ecológica não se traduz somente pela oferta de produtos agrícolas sem resíduos de agrotóxicos, mas pela preocupação geral com os recursos naturais, como a qualidade da água e a conservação da biodiversidade. O sistema incorpora também a dimensão econômica, com a ampliação das oportunidades de trabalho e renda para os agricultores familiares. Na prática, procura fomentar processos de produção não agressivos a meio ambiente (como o manejo ecológico de solos, os cuidados com o uso da água e o manejo sustentável da biodiversidade) e que tenham potencial para a inclusão social (participação, oportunidades de trabalho e melhoria da renda). Nas palavras de João Carlos Canuto, pesquisador da Embrapa Meio-Ambiente a agroecologia é uma nova forma de enxergar a agricultura hoje, uma forma bem diferente do que a gente está acostumado a acompanhar. ?A agroecologia geralmente se aplica às realidades de sistemas de policultivos, de cultivos que os pequenos agricultores conseguem manejar. É uma nova ciência como tantas outras que existem dentro da agricultura que está estabelecendo seus princípios?. O manejo de agroecossistemas sustentáveis inclui desde a substituição de insumos químicos até novos sistemas baseados no equilíbrio proporcionado pela biodiversidade. Como exemplos, pode-se mencionar tecnologias de manejo ecológico de solos, de saúde de plantas, de valorização de recursos genéticos locais e dos conhecimentos a eles associados. A agroecologia se preocupa com a participação dos agricultores como protagonistas do processo e pelo respeito a seus valores e à sua cultura. Algumas vezes, confunde-se a agroecologia com a agricultura orgânica, ou com outras formas de agricultura ecológica em particular, porque estas agriculturas estão, de certa forma, filiadas à agroecologia.
Thesagro: Agricultura orgânica
Type of Material: Gravações de som
Access: openAccess
Appears in Collections:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Prog09Producaoalimentosusorecursosnaturais.mp37.04 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace