Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1016010
Title: CONSTRUÇÃO de viveiro de mudas:programa 42: Norte.
Date Issued: 2008
Citation: In: PROGRAMA Prosa Rural: Norte: novembro. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Macapá: Embrapa Amapá, 2008.
Description: o Prosa Rural desta semana o pesquisador da Embrapa Amapá, Antônio Carlos Pereira, traz dicas sobre a construção de viveiros para mudas. O primeiro cuidado que se deve ter é quanto à escolha do local e, para isso, é preciso seguir duas orientações básicas. A primeira é que o terreno onde o viveiro vai ser construído não deve ser inclinado pois, nessas áreas, a enxurrada causada pelas chuvas, além de prejudicar o desenvolvimento das mudas, também pode danificar o viveiro. A segunda orientação é construir o viveiro o mais próximo possível de uma boa fonte de água. Assim, os gastos com irrigação serão menores. Para sua cobertura, a recomendação da Embrapa Amapá é que seja utilizado o sombrite, material resistente, de baixo custo e de fácil manutenção. O pesquisador Antônio Carlos fala ainda sobre a legalização dos viveiros, trazendo orientações quanto aos casos em que o produtor precisa se cadastrar no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esse registro, de produtor de mudas, é feito uma única vez. Mas cada vez que construir um novo viveiro, o produtor precisa registrá-lo. "Se fizer dez viveiros, cada um deles tem que ser cadastrado junto ao Ministério", esclarece o pesquisador.
Thesagro: Viveiro
Muda
Keywords: Registro Nacional de Sementes e Mudas
Sombrite
Notes: Programa de rádio.
Type of Material: Gravações de som
Access: openAccess
Appears in Collections:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Programa42NortePrograma42Norte.mp37.06 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace