Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/999604
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GOMES, E. A.
OLIVEIRA, C. A. de
LANA, U. G. de P.
SILVA, U. de C.
MARRIEL, I. E.
Additional Information: ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; CHRISTIANE ABREU OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; UBIANA DE CASSIA SILVA, BOLSISTA; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS.
Title: Potencial de microrganismos para solubilização de fosfatos de rocha.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Pages: 29 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 97).
Language: pt_BR
Keywords: Fosfato natural.
Description: A seleção de microrganismos com capacidade de solubilização de fosfatos de rocha (FR) pode contribuir para reduzir a dependência de fertilizantes importados em culturas de grãos, reduzindo os custos da produção agrícola e também os impactos ambientais. Este estudo avaliou 59 microrganismos (46 bactérias e 13 fungos), isolados da rizosfera de milho, quanto à solubilização in vitro de fosfato de Araxá (FA) e 18 isolados (12 bactérias e 6 fungos) quanto à solubilização de fosfato de Itafós (FI). Entre estes microrganismos, 20 bactérias e 1 fungo foram considerados eficientes para a solubilização de FA e 6 bactérias foram eficientes na solubilização de FI. Houve diferença significativa na disponibilidade de fósforo (P) entre as cepas em ambos os fosfatos e a maioria dos isolados avaliados liberaram mais P solúvel de FI em comparação com FA. As bactérias CMSB58, CMSB32, CMSB20 e CMSB46 solubilizaram quase 20% do P total em FA e CMSB58, CMSB82, CMSB91 e CMSB48 solubilizaram mais que 25% de FI. A atividade de solubilização para ambos os fosfatos foi associada com a redução de pH, sugerindo que a acidificação do meio de cultura pode ser um dos mecanismos envolvidos na solubilização de P. Houve predominância dos gêneros Burkholderia e Bacillus no grupo de bactérias e Talaromyces e Penicillium no grupo dos fungos mais eficientes. A contribuição destes isolados na melhoria da nutrição de P em milho precisa ser investigada futuramente em experimentos em casa de vegetação e em campo, visando o desenvolvimento de inoculantes para suprimento de P para esta cultura.
Thesagro: Fósforo
Milho.
Data Documento: 2014-11-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol97.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace