Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/994197
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GOMES, E. A.
OLIVEIRA, C. A. de
GUIMARAES, C. T.
LANA, U. G. de P.
SILVA, L. F.
MARRIEL, I. E.
Additional Information: ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; CHRISTIANE ABREU OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; LUCAS FERNANDES SILVA, BOLSISTA; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS.
Title: Análise da diversidade de comunidades microbianas na rizosfera de genótipos de sorgo contrastantes quanto à tolerância ao alumínio.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Pages: 29 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 94).
Language: pt_BR
Description: A exsudação de ácidos orgânicos pelas raízes é um dos principais mecanismos de tolerância das plantas ao alumínio (Al) no solo. Como os ácidos orgânicos exsudados pelas raízes das plantas podem atuar diretamente na comunidade microbiana do solo, estimulando seu crescimento e modificando sua densidade, composição e atividade, esse efeito deve ser avaliado em detalhes, em genótipos que apresentem exsudação diferencial desses componentes cultivado em solos com altos níveis de Al. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da alta saturação de Al no solo na diversidade da população microbiana na rizosfera de genótipos de sorgo contrastantes quanto à exsudação de ácidos orgânicos e à tolerância ao Al. A análise metabólica realizada a partir da técnica das placas de Biolog mostrou que a atividade microbiana varia de acordo com o genótipo e com a saturação de Al no solo. Na alta saturação de Al, o genótipo SC566 apresentou menor atividade metabólica em comparação com os demais genótipos. Já na média saturação, o genótipo ATF13 apresentou menor atividade a partir de 48 h, enquanto, na baixa saturação, os genótipos BR007 e ATF14 apresentaram menor atividade de utilização dos substratos que os demais durante o período de incubação das amostras. O genótipo SC566 é tolerante ao Al e apresenta altas taxas de exsudação de ácidos orgânicos em solos ácidos. No entanto, esta maior exsudação não acarretou aumento na diversidade das bactérias presentes na rizosfera nas condições de estudo. Portanto, não foi observada correlação entre os resultados de análise por Biolog e os genótipos avaliados ou o teor de Al no solo. Por outro lado, a análise do DGGE indicou que o índice de saturação de Al no solo foi o fator determinante da diferença na estrutura da população bacteriana total da rizosfera, e que a combinação das técnicas de Biolog e DGGE é importante na análise da diversidade microbiana, pois permite a avaliação de grupos bacterianos cultiváveis e não cultiváveis em meio de cultura.
Thesagro: População microbiana
Sorghum bicolor
Ácido Orgânico
Solo Ácido.
Data Documento: 2014-09-04
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol94.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace