Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/991802
Título: Epidemiologia da entomosporiose da pereira em pomares no Sul do Brasil.
Autoria: NUNES, C. C.
ALVES, S. A. M.
SILVA, V. C. da
BONETI, J. I. da S.
KATSURAYAMA, Y.
Afiliação: Claudia Cardoso Nunes; SILVIO ANDRE MEIRELLES ALVES, CNPUV; VANDERLEI CANDIDO DA SILVA, CNPUV; José Itamar da Silva Boneti; Yoshinori Katsurayama.
Ano de publicação: 2013
Referência: Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2013.
Conteúdo: A região Sul do Brasil tem grande potencial para a produção de peras devido às condições de solo e de clima. Além disso, a pera representa uma grande oportunidade de mercado, visto que o seu consumo é praticamente dez vezes maior do que a sua produção. Dentre as doenças da pereira, destaca-se a entomosporiose, causada pelo fungo Entomosporium mespili, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas lesões em ambas as faces das folhas, atacando também os frutos. A entomosporiose é favorecida pelas condições de umidade e temperatura da região Sul. O objetivo deste trabalho foi o de analisar a epidemiologia dessa doença em diferentes regiões produtoras nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nos pomares com maior severidade da doença, constatou-se o crescimento do tipo exponencial. Todas as cultivares avaliadas mostraram-se suscetíveis à doença, não se constatando diferença entre as mesmas.
Thesagro: Pera
Pomar
Epidemiologia
Fungo
Praga de planta
Palavras-chave: Entomosporiose
Entomosporium mespili
Monitoramento
Região Sul do Brasil
Série: (Embrapa Uva e Vinho. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 18)
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BoletimdePesquisa18.pdf512,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace