Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/988093
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: BRITO, L. G.
BAGON, A.
SALMAN, A. K.
BARBIERI, F. da S.
FIGUEIRO, M. R.
ANDREÁ, M. V.
MARQUES, J. R. F.
MARCONDES, C. R.
Additional Information: LUCIANA GATTO BRITO, CPAF-RO; Audrey Bagon, Médica Veterinária, Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq; ANA KARINA DIAS SALMAN, CPAF-RO; FABIO DA SILVA BARBIERI, CPAF-RO; MARIVALDO RODRIGUES FIGUEIRO, CPATU; Maria Vanderly Andreá, Zootecnista, UFRB; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE.
Title: Caracterização de polimorfismos no gene da leptina e do hormônio de crescimento em rebanhos bubalinos.
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2013.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 71).
Language: pt_BR
Keywords: Bubalinocultura
Bubalus bubali
Variabilidade Genética
Leptina
Hormônio do crescimento.
Description: O Brasil possui o maior rebanho bubalino da América do Sul e das alternativas pecuárias destinadas à produção de carne e leite, o búfalo destaca-se pela qualidade nutricional da carne e do leite que produz. Buscando-se identificar polimorfismos tipo RFLP-PCR (Restriction fragment length polymorphism - Polimerase Chain Reaction) nos genes da leptina e do hormônio de crescimento (GH) foram genotipados 128 animais pertencentes a três grupos genéticos bubalinos selecionados para produção de leite. O DNA obtido foi submetido à amplificação com primers específicos estabelecidos para o estudo. Os produtos de PCR foram digeridos com enzimas de restrição para detecção dos polimorfismos leptina e GH visualizados em gel de agarose a 2,5%. A utilização da técnica de RFLP-PCR foi eficiente na genotipagem de bubalinos, e identificou a presença dos alelos W e P no gene LEPTINA, sendo o genótipo LEP WW predominante nas populações bubalinas estudadas. Em relação ao gene do hormônio do crescimento (GH) foi possível se identificar os genótipos GH WP e GHWW.
Thesagro: Marcador Molecular.
Data Documento: 2014-06-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd71bubalinos.pdf543,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace