Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/984183
Title: Estudos Epidemiológicos da Vassoura-de-bruxa do Cupuaçuzeiro (Crinipellis perniciosa) Utilizando Análise Canônica.
Authors: NUNES, A. M. L.
DIAS, C. T. dos S.
NUNES, M. A. L.
Affiliation: Angela Maria Leite Nunes, Ex-pesquisadora, Embrapa Rondônia; Carlos Tadeu dos S. Dias, ESALQ/USP; Marco Aurélio Leite Nunes, Faculdade de Ciências Agrárias do Pará.
Date Issued: 2002
Citation: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2002.
Pages: 17 p.
Description: A espécie Crinipellis perniciosa (Stahel) Singer, é o mais importante patógeno do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Willd. Ex. Spreng) nas regiões produtoras, causador da doença vassoura-de-bruxa. Apesar da importância da doença em estudo, pouco ou quase nada se conhece sobre o efeito do clima na doença. Com base nessas observações, elaborou-se o presente trabalho com os seguintes objetivos: estudar a correlação canônica entre as variáveis climáticas e a emissão de vassoura-de-bruxa do cupuaçuzeiro, em órgãos vegetativos e reprodutivos; estudar a correlação canônica entre as variáveis climáticas e a produção de basidiocarpos em vassouras-de-bruxa necróticas vegetativas e reprodutivas. Por meio de análise canônica, estudou-se a correlação entre variáveis climáticas: temperatura média semanal (TMEDS), temperatura mínima semanal (TMINS), temperatura máxima semanal (TMAXS), umidade relativa média semanal (URMEDS), umidade relativa máxima semanal (URMAXS), umidade relativa mínima semanal (URMINS), total de precipitação pluviométrica semanal (TPPS), temperatura média diária (TMEDD), temperatura máxima diária (TMAXD), temperatura mínima diária (TMIND), umidade relativa média diária (URMEDD), umidade relativa máxima diária (URMAXD), umidade relativa mínima diária (URMIND) e total de precipitação pluviométrica diária (TPPD); e a emissão de vassoura-de-bruxa vegetativa e a produção de basidiocarpos em vassouras-de-bruxa necróticas vegetativas. O trabalho foi conduzido em Belém, Estado do Pará, Brasil, durante o período de janeiro de 1993 a dezembro de 1995. Segundo a análise de correlação canônica e de Stepwise, as variáveis climáticas atuaram de forma positiva sobre a emissão de vassoura-de-bruxa e a produção de basidiocarpos provenientes de vassouras-de-bruxa necróticas. A variável CAN1, correlacionou-se positivamente com o número de vassoura-de-bruxa e de basidiocarpos. Para as vassouras-de-bruxa provenientes de plantas enxertadas (VBLE), de plantas não-enxertadas (VBLN) e flores (VBF), a variável canônica CAN1 está positivamente associada a URMAXS e URMINS e negativamente à URMEDS. Para as variáveis BNE, BNN e BFN a variável canônica CAN1 esta positivamente associada a URMEDD e TMEDD e negativamente ao TPPD. Os dados comprovaram que as variáveis climáticas são de importância fundamental para a emissão de vassoura-de-bruxa e desenvolvimento da produção de basidiocarpos em vassouras-de-bruxa necróticas do cupuaçuzeiro.
Thesagro: Cupuaçu
Epidemiologia
Keywords: Vassoura-de-bruxa
Análise Canônica
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 14).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD14cupuacuzeiro.pdf602,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace