Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/984176
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2002
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MARTINS, E. P.
VIEIRA, A. H.
LOCATELLI, M.
OLIVEIRA, V. B. V.
PEQUENO, P. L. de L.
Additional Information: Eugênio Pacelli Martins, Bolsista CNPq/ Embrapa Rondônia; ABADIO HERMES VIEIRA, CPAF-RO; MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO; VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; Petrus Luiz de Luna Pequeno, Bolsista CNPq/Embrapa Rondônia.
Title: Perfil dos Funcionários e Condições de Trabalho nas Indústrias Madeireiras do Município de Jaru-RO.
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2002.
Pages: 13 p.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 10).
Language: pt_BR
Keywords: Indústria madeireira
Recursos humanos
Qualidade de trabalho
Description: O presente trabalho teve como objetivo analisar e caracterizar o perfil e as condições de trabalho de funcionários de madeireiras. Os dados foram levantados nas indústrias madeireiras do município de Jaru, Estado de Rondônia. Foram entrevistados no local de trabalho, 190 trabalhadores das madeireiras do Município. Os resultados indicaram que os trabalhadores exerciam estas funções há pouco tempo, eram na maioria casados e tinham nível de escolaridade muito baixo. A maioria veio das Regiões Sul e Sudeste, de origem rural e com objetivo de adquirir terra. O trabalho foi considerado pesado por boa parte dos funcionários, com jornada de trabalho acima do permitido pela legislação vigente. Exerciam a função por falta de oportunidade na região e tinham vontade de mudar de emprego. No transporte predomina o uso de bicicleta e ônibus. A alimentação foi considerada deficiente na qualidade e o consumo de água foi alto (4,8 litros diário por trabalhador), devido às condições climáticas e o esforço físico. O nível de treinamento foi considerado baixo, com grande parcela de trabalhadores sem uso completo de equipamentos de proteção individual, além de poucos terem a consciência da necessidade do uso destes equipamentos, sem contar que as empresas daquele Município não têm esta ação como meta.
Data Documento: 2014-04-08
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD10madeireiras.pdf223,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace