Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/982963
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: RIBEIRO, P. E. de A.
MENDES, S. M.
VIANA, P. A.
DIAS, A. S.
SANTOS, C. A. dos
BATISTA, C. S.
REZENDE, E.
HEBACH, F. C.
RODRIGUES, G. T.
BARBOSA, T. A. N.
Additional Information: PAULO EDUARDO DE AQUINO RIBEIRO, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; PAULO AFONSO VIANA, CNPMS; ALINE SILVA DIAS, BOLSISTA; CHRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS, BOLSISTA; CIBELE DE SOUZA BATISTA, BOLSISTA; EDUARDO ALEXANDRE REZENDE DE CARVALHO, BOLSISTA; FABRICIO CARVALHO HEBACH, BOLSISTA; GEOVANE TEIXEIRA RODRIGUES, BOLSISTA; TATIANE APARECIDA NASCIMENTO BARBOSA, BOLSISTA.
Title: Avaliação do efeito de extratos de folha de tomateiro sobre o desenvolvimento e sobrevivência larval de Spodoptera frugiperda.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2013.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 93).
Language: pt_BR
Keywords: Controle
Lagarta-do-cartucho.
Description: A lagarta-do-cartucho-do-milho (Spodoptera frugiperda) é a principal praga do milho no Brasil. A identificação de resistência natural de genótipos de milho e de outros hospedeiros é uma das abordagens para enfrentamento dessa praga. Alguns semioquímicos encontrados nos tecidos das plantas têm sido avaliados como ativos sobre a biologia dessa praga, entre eles a alfa-tomatina, o ácido clorogênico e a rutina. Essas três substâncias são encontradas em diversas estruturas de plantas do gênero Lycopersicon. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar, através de bioensaios em laboratório, o potencial de extratos de folhas de tomateiro no controle de S. frugiperda, a exemplo do extrato de folhas de nim, planta exaustivamente estudada para essa finalidade. Testes de não preferência demonstraram concentração de larvas de S. frugiperda duas vezes maior sobre as folhas de milho em relação às de tomateiro. A sobrevivência e o desenvolvimento do inseto nos primeiros sete dias após eclosão dos ovos foram avaliados em folhas de tomateiro e comparados ao desempenho em folhas de milho. Houve diferença significativa entre o desempenho nos dois tipos de folhas, sendo que no tomateiro a biomassa acumulada e a sobrevivência foram significativamente menores. O teste utilizando extratos aquosos de folhas de tomateiro e de nim incorporados a dieta artificial demonstraram não haver diferença entre a dieta artificial com ou sem o extrato de tomateiro após 11 dias. Entretanto, o extrato de nim apresentou diferença significativa na concentração estudada, comprovando a eficiência do extrato e a adequação da metodologia de avaliação utilizada.
Thesagro: Praga de planta.
Data Documento: 2014-03-20
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol93.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace