Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/982655
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, A. P. da
RODRIGUES, A. P. O.
SOUSA, D. N. de
MACIEL, P. O.
PEDROZA FILHO, M. X.
UMMUS, M. E.
FLORES, R. M. V.
Additional Information: ADRIANO PRYSTHON DA SILVA, CNPASA; ANA PAULA OEDA RODRIGUES, CNPASA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; PATRICIA OLIVEIRA MACIEL, CNPASA; MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; ROBERTO MANOLIO VALLADAO FLORES, CNPASA.
Title: Diagnóstico participativo da piscicultura familiar na região de Divinópolis/TO: Uma abordagem diferenciada para ações de pesquisa e desenvolvimento.
Publisher: Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2013.
Pages: 91 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 2).
Language: pt_BR
Keywords: Piscicultura familiar
Tocantins, TO
Description: Visando subsidiar estratégias para o fortalecimento da piscicultura nos municípios de Divinópolis e Abreulândia, no estado do Tocantins, a Embrapa Pesca e Aquicultura inovou na sua abordagem de pesquisa junto aos produtores. O público-alvo deste projeto são agricultores familiares que criam peixe para incrementar a segurança alimentar da família e vender o excedente. Alguns piscicultores estão localizados em assentamentos de reforma agrária e outros são não-assentados, também conhecidos como produtores tradicionais. Um Diagnóstico Rápido Participativo- DRP ajudou no desenvolvimento de um caminho para estimular e apoiar estes produtores para que pudessem, num tempo representativo, investigar e analisar seus problemas e chances de desenvolvimento na piscicultura, assim como tomar decisões relacionadas ao futuro sustentável da atividade na região. Os principais problemas levantados foram de ordem técnica como a construção inadequada dos viveiros, pouco cuidado no manejo alimentar e na qualidade de água dos cultivos. Os piscicultores também citaram problemas socioeconômicos como o alto custo de insumos, a falta de acompanhamento da produção e a dificuldade de venda. Outro entrave para o desenvolvimento, considerado o principal, é a falta de licenciamento ambiental, que também os impedem de conseguir crédito junto às instituições financeiras. Por outro lado, uma vantagem deste grupo é o potencial de trabalhar em conjunto, inclusive para realizarem compras coletivas de insumos. Quanto às questões sociais, poucos conflitos foram observados mesmo em pequenos grupos que vivem em assentamentos. O DRP propiciou não apenas o conhecimento detalhado acerca da piscicultura familiar, mas também trouxe uma reflexão coletiva a respeito das demandas de pesquisa e desenvolvimento mais prioritárias. Este documento sistematiza a metodologia utilizada nesta abordagem (DRP), que tem como um dos seus fundamentos, a participação. Espera-se ainda que esta metodologia sirva de ponto de partida para novas experiências em outros locais, uma vez que se adequa a qualquer comunidade tradicional. Porém é altamente recomendado ajustá-las às diferentes especificidades de cada região e público.
Thesagro: Pesca
Piscicultura
Desenvolvimento sustentável
Data Documento: 2014-03-18
ISSN: 2358-6273
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd2.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace