Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/981629
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: FERREIRA, M. A. J. F.
LIRA, I. C. de S. A.
SANTOS, D. S. S.
SENA, E. M. N. de
Additional Information: MARIA ALDETE JUSTINIANO F FERREIRA, CPATSA; IRLANE CRISTINE DE SOUZA ANDRADE LIRA; DEISE SANDI SOUZA SANTOS; ELIZA MAIARA NOGUEIRA DE SENA.
Title: Seleção de bucha vegetal por agricultores familiares.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Pages: 15 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 113).
Language: pt_BR
Keywords: Luffa cylindrica
Recursos genéticos vegetais
Variabilidade fenotípica
Seleção participativa
Bucha vegetal
Family farming.
Description: Este estudo consistiu em dois ensaios de seleção participativa de bucha vegetal (Luffa cylindrica L.). O primeiro foi implantado na comunidade Cacimba do Baltazar (Petrolina, PE), sendo avaliadas quatro variedades locais em canteiros de diversidade com seis plantas por variedade. O outro ensaio foi conduzido em dos campos experimentais da Embrapa Semiárido, com seis variedades locais em blocos ao acaso com três repetições e seis plantas por parcela. Além da seleção participativa, o estudo também teve a finalidade de comparar a ordem de aplicação de três ferramentas participativas. As avaliações foram realizadas por agricultores familiares das comunidades Cacimba do Baltazar e Caiçara (Petrolina, PE), Tanque Novo (Casa Nova, BA) e Vereda do Mari (Sento Sé, BA), usando as ferramentas participativas seleção com espetos de madeira, tempestade de ideias e matriz de classificação. As características para a seleção definidas pelos agricultores das quatro comunidades foram praticamente as mesmas, ou seja, tamanho do fruto, textura da fibra, produtividade e adequação para artesanato. Foi demonstrado que a ordem mais recomendada de aplicação das ferramentas participativas é: primeiro a tempestade de ideias, seguida de espetos de madeira e matriz de classificação. As variedades locais selecionadas serão usadas em programas de melhoramento participativo, conforme interesse dos agricultores familiares.
Thesagro: Agricultura familiar
Desenvolvimento rural
Pesquisa Agrícola.
Year: 2014-03-06
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD113.pdf5,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace