Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/981581
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2014
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: JESUS, F. N. de
MACHADO, C. de F.
SOUZA, V. de O.
MATOS, M. S. S.
SILVA, J. de S.
LEDO, C. A. da S.
FALEIRO, F. G.
Informaçães Adicionais: FÁBIO NASCIMENTO DE JESUS; CRISTINA DE FATIMA MACHADO, CNPMF; VIVIANE DE OLIVEIRA SOUZA; MARIA SELMA SOUZA MATOS; JAQUELINE DE SANTANA SILVA; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; FÁBIO GELAPE FALEIRO.
Título: Caracterização morfoagronômica de acessos da coleção de maracujá da Embrapa Mandioca e Fruticultura
Fonte/Imprenta: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2014.
Série: (Embrapa Mandioca e fruticultura. Boletim de Pesquisa, 61 ).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Melhoramento genético
Passion fruit.
Conteúdo: A caracterização de acessos é conduzida buscando identificar e documentar aspectos morfológicos de alta herdabilidade, bem como padrões moleculares e citogenéticos, a fim de gerar subsídios para a potencial utilização dos acessos em programa de melhoramento genético de maracujazeiro. O estudo teve como objetivo caracterizar 22 acessos de maracujá, provenientes da coleção de maracujá da Embrapa Mandioca e Fruticultura, com base em descritores quantitativos e qualitativos. Foram utilizados 35 descritores morfoagronômicos, 24 quantitativos (3 relacionados às folhas, 8 relacionados às flores, 11 relacionados aos frutos e 2 referentes à produtividade) e 11 qualitativos (3 relacionados às folhas, 6 relacionados às flores e 2 relacionados aos frutos). Adicionalmente, os acessos foram avaliados em condições de campo quanto à tolerância às doenças da parte aérea (antracnose, virose, bacteriose e verrugose) e do solo (fusariose). Para os descritores quantitativos foram calculadas as estatísticas descritivas: média, desvio padrão, valores mínimos e máximos e coeficiente de variação. Para os descritores qualitativos foram calculadas as frequências percentuais de cada categoria e o nível de entropia dos caracteres por meio do coeficiente de entropia de Renyi. A utilização de descritores morfoagronômicos evidenciou a existência de variabilidade genética entre os acessos da coleção de maracujá da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Alguns dos acessos presentes na coleção mostraram-se promissores, podendo ser utilizados em programas de melhoramento para obtenção de híbridos.
Thesagro: Maracujá
Banco de Germoplasma.
Ano de Publicação: 2014-02-28
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizacaomorfoagronomicadeBP6118junhoCristinaFatima.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace