Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/981039
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2013
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MANCINI, A. L.
BARIONI, L. G.
SANTOS, E. H. dos
DIAS, F. R. T.
SANTOS, J. W. dos
ABREU, L. L. B. de
TININI, L. V. S.
Informaçães Adicionais: ADAUTO LUIZ MANCINI, CNPTIA; LUIS GUSTAVO BARIONI, CNPTIA; EDGARD HENRIQUE DOS SANTOS, CNPTIA; FERNANDO RODRIGUES TEIXEIRA DIAS, CPAP; JEFFERSON WILLIAM DOS SANTOS, Estagiário Embrapa Informática Agropecuária; LUIZ LINO BERTANHA DE ABREU, estagiário da Embrapa Informática Agropecuária; LUIZ VICTOR STEFANI TININI, Estagiário da Embrapa Informática Agropecuária.
Título: Arcabouço para desenvolvimento de simuladores de sistemas dinâmicos contínuos e hierárquicos.
Fonte/Imprenta: Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2013.
Páginas: 19 p.
Série: (Embrapa Informática Agropecuária. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 34).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Software de simulação
Modelagem matemática.
Conteúdo: Resumo. Um arcabouço (framework) orientado a objetos para o desenvolvimento de simuladores de sistemas dinâmicos contínuos com suporte à hierarquia é descrito. O arcabouço surgiu da necessidade de uma ferramenta para facilitar e padronizar o desenvolvimento de modelos de simulação baseados em processo em projetos de pesquisa na Embrapa. Um dos requisitos do desenvolvimento foi modularidade e simplicidade de código para facilitar o desenvolvimento de modelos por equipes multidisciplinares de pesquisa e implementação por grupos de estagiários/bolsistas com alta rotatividade. Também provê desempenho superior a ferramentas de modelagem típicas, que geralmente tem código interpretado. Modelos componentes, geralmente desenvolvidos por equipes de especialistas em processos específicos, podem ser desenvolvidos independentemente e conectados posteriormente, sequencialmente ou agregados em hierarquias. O arcabouço permite compilar simuladores como bibliotecas e provê uma interface geral que permite simulações serem executadas por aplicações clientes, como interfaces gráficas do usuário, bancos de dados, pacotes estatísticos ou matemáticos. Contrastando com outros arcabouços existentes, este não armazena trajetórias de variáveis, permitindo à aplicação cliente obter os valores de saída durante a simulação por meio de callbacks. A aplicação cliente armazena as trajetórias de variáveis na forma mais conveniente para seus propósitos específicos. O arcabouço suporta simulação contínua, discreta e híbrida.
Thesagro: Simulação.
Ano de Publicação: 2014-02-24
ISSN: 1677-9266
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BolPesq34cnptia.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace