Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/981008
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: FASIABEN, M. do C. R.
SANTUCCI, J. M.
MAIA, A. G.
ALMEIDA, M. M. T. B.
OLIVEIRA, O. C. de
BARIONI, L. G.
Additional Information: MARIA DO CARMO RAMOS FASIABEN, CNPTIA; JOÃO MARCELO SANTUCCI, INTL FCSto; ALEXANDRE GORI MAIA, Unicamp; MAXWELL MERÇO TEZOLI BARROS AlMEIDA, IBGE; OCTÁVIO COSTA DE OLIVEIRA, IBGE; LUIS GUSTAVO BARIONI, CNPTIA.
Title: Tipificação de municípios produtores de bovinos no Brasil.
Publisher: Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2013.
Pages: 38 p.
Series/Report no.: (Embrapa Informática Agropecuária. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 33).
Language: pt_BR
Keywords: Análise fatorial
Análise de cluster
Produção de bovinos
Tipologia de municípios.
Description: Resumo: Num país com as dimensões do Brasil é muito acentuada a variabilidade dos sistemas de produção agropecuária praticados pelos produtores. Conhecer esta diferenciação é fundamental para propor linhas de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e políticas públicas apropriadas. Dados do Censo Agropecuário brasileiro de 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que mais da metade dos estabelecimentos agropecuários do país possuíam pelo menos um bovino, correspondendo a 2,7 milhões de estabelecimentos e 176,1 milhões de cabeças. Este trabalho trata da classificação e caracterização dos municípios produtores de bovinos no Brasil, empregando técnicas de análise multivariada (análise fatorial e de cluster). Foram empregadas 47 variáveis oriundas de tabulações especiais de dados do Censo Agropecuário 2006. Os dados foram filtrados para estabelecimentos com bovinos e agregados por município (5.517 municípios). As variáveis reuniram informações socioeconômicas e tecnológicas dos estabelecimentos, tais como uso da terra, tamanho do rebanho, área de pastagens (naturais e plantadas), principal finalidade da produção de bovinos, produtividade, taxa de lotação, manejo das pastagens, uso de insumos, origem da renda do produtor, produção familiar ou não-familiar. As análises identificaram dez grupos de municípios produtores de bovinos, destacando: 1) a grande variabilidade que constitui a bovinocultura brasileira; 2) os evidentes padrões de produção e tecnificação no território. Os resultados foram discutidos com pesquisadores especialistas em bovinocultura, sendo considerados aderentes à realidade brasileira.
Thesagro: Estatística.
NAL Thesaurus: Statistics
Cluster analysis
Cattle
Data Documento: 2014-02-24
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BolPesq33Fasiaben.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace