Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/980296
Título: Avaliação da viabilidade de implantação do mecanismo REDD+ no Município de Cachoeiras de Macacu, RJ.
Autoria: AGUILAR, A. F.
MONTEIRO, J. M. G.
NEHREN, U.
ROBLEDO, M. A.
ALFONSO, S. P.
Afiliação: ADRIÁN FLORES AGUILAR, Environment and Resources Management (ENREM) Master Student, generation 2010; JOYCE MARIA GUIMARAES MONTEIRO, CNPS; UDO NEHREN, Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT), Cologne University of Applied Sciences (CUAS), Germany; MIGUEL AGUILAR ROBLEDO, Autonomous University of San Luis Potosí (UASLP), México; SANDRA PATRICIA ALFONSO, Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT), Cologne University of Applied Sciences (CUAS), Germany.
Ano de publicação: 2013
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2013.
Páginas: 44 p.
Conteúdo: O mecanismo de apoio aos projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal e/ou conservação de carbono florestal e manejo sustentável de florestas (REDD+) é considerado promissor para contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa do setor de Uso da Terra, Mudança de Uso da Terra e Silvicultura e para o desenvolvimento rural sustentável. No Rio de Janeiro, o Município de Cachoeiras de Macacu está localizado dentro do altamente fragmentado Bioma Mata Atlântica. O objetivo geral desta pesquisa é determinar a viabilidade de iniciativas REDD para apoiar a gestão de florestas no Município de Cachoeiras de Macacu. A pesquisa é baseada em uma análise da governança ambiental nas escalas nacional, regional e local. Os elementos das estruturas de governança ambiental foram contrastados com os elementos do mecanismo REDD, como linha de base, escopo, instrumentos de financiamento e mecanismos de distribuição, a fim de identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para a incorporação do mecanismo na área de estudo. Este exercício analítico permitiu tirar conclusões sobre os principais desafios que a incorporação do mecanismo enfrenta na área de estudo. A forte estrutura de governança ambiental, a vocação ambiental do Município de Cachoeiras de Macacu, devido à grande parte da área do município ser ocupada por Unidades de Conservação e de 90% de sua área estar na bacia do Guapi/Macacu, utilizado para o abastecimento de água para mais de 2 milhões habitantes, abrem uma janela de oportunidade para o desenvolvimento de iniciativas de REDD. No entanto, o sistema de propriedade da terra hereditária, o crescimento industrial e urbano intenso, a falta de conhecimento de REDD pelas autoridades e inconsistências na lei representam alguns dos principais obstáculos para definir o escopo para a área de estudo.
Thesagro: Floresta
Desmatamento
Reflorestamento
Carbono
Palavras-chave: Mata Atlântica
Manejo florestal
Pagamento Serviço Ambiental
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 231).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD231MecanismoREDD.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace