Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/980287
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARVALHO JUNIOR, W. de
CHAGAS, C. da S.
CALDERANO FILHO, B.
BHERING, S. B.
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
ARAUJO, F. de O.
PEREIRA, N. R.
Additional Information: WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; FABIANO DE OLIVEIRA ARAUJO, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS.
Title: Zoneamento agroecológico do Município de Bom Jardim, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2013.
Pages: 42 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 230).
Language: pt_BR
Keywords: Geoprocessamento
Mapeamento digital
Solos
Description: O uso sustentável dos agroecossistemas requer a formulação de modelos de desenvolvimento conservacionistas, compreendendo um conjunto de práticas de conservação do solo, da água e da biodiversidade, analisados de forma integrada. O zoneamento agroecológico é um destes modelos conservacionistas e busca a definição de zonas homogêneas com base na combinação das características dos solos, da paisagem e do clima. O Município de Bom Jardim encontra-se em área de relevo movimentado e a atividade agropecuária desenvolvida em sua maioria por pequenos produtores encontra-se sobre terras com elevada vulnerabilidade ambiental. Este trabalho tem por objetivo realizar o zoneamento agroecológico de Bom Jardim, RJ, em escala regional, para fins de ordenamento territorial. As zonas agroecológicas recomendadas para o uso com lavouras (intensivas e semi-intensivas) somam 14,3 km2, o que equivale a aproximadamente 3,7% da área total do município. As zonas agroecológicas recomendadas para o uso com pastagens e pastagens especiais somam 7,7 km2, o equivalente a 2% da área total do município. As áreas identificadas como zonas recomendadas para conservação/preservação dos recursos naturais somam 362 km2, as quais constituem áreas de alta fragilidade ambiental e/ou apresentam restrições legais de uso, como as áreas de preservação permanente.
Thesagro: Zoneamento agrícola
Zoneamento ecológico
Planejamento agrícola
Data Documento: 2014-02-18
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD230ZonAgroecologicoBomJardim.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace