Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/976401
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2010
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, T. K. de
SA, C. P. de
OLIVEIRA, T. C. de
LUZ, S. A. da
Additional Information: TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; TÂNIA CARVALHO DE OLIVEIRA; SAMUEL ALMEIDA DA LUZ.
Title: Caracterização de dois modelos de consórcios agroflorestais, índices técnicos e indicadores de viabilidade financeira.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2010.
Pages: 44 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 45).
Language: pt_BR
Keywords: Sistema agroflorestal (SAF)
Projeto de Assentamento Pedro Peixoto
Senador Guiomard (AC)
Seringal Porvir
RESEX Chico Mendes
Western Amazon
Amazônia Ocidental
Acre
Brasiléia (AC)
Amazonia Occidental
Agroforestería
Costos y rendimientos
Factores socioeconómicos.
Description: A verificação de aspectos técnico-científicos e socioeconômicos de sistemas agroflorestais (SAFs) sustentáveis na Amazônia é importante para o desenvolvimento e adoção dessa forma de uso da terra. Com a finalidade de verificar esses aspectos, realizou-se o presente estudo que teve como objetivo caracterizar agronomicamente e avaliar, por meio de indicadores de viabilidade financeira, dois consórcios agroflorestais comerciais. Foram selecionados sistemas implantados em áreas de produtores. O primeiro com 18 anos de idade, no Município de Senador Guiomard, AC (Projeto de Assentamento Pedro Peixoto); e o segundo, com 9 anos, localizado no Seringal Porvir (Brasileia, AC). Foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas, nos dois consórcios selecionados em campo, o que permitiu a definição dos índices técnicos e, posteriormente, elaboração do fluxo de caixa e estimativa dos indicadores de viabilidade financeira para cada sistema. Os indicadores avaliados foram o valor presente líquido (VPL), a relação benefício-custo (RBC) e a remuneração da mão de obra familiar (RMOF). Concluiu-se que os sistemas agroflorestais avaliados apresentam viabilidade financeira. A produção anual de componentes como o cafeeiro (Coffea sp.) e seringueira (Hevea brasiliensis) representa estabilidade e confiabilidade na geração de renda dos consórcios avaliados e eleva a demanda por mão de obra na fase intermediária dos sistemas.
Thesagro: Análise de custo-benefício.
Implantação de cultura
Indicador social
Indicador econômico
Agrossilvicultura
NAL Thesaurus: Agroforestry
Socioeconomic factors
Costs and returns.
Year: 2014-01-16
ISSN: 0101-5516
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24852.pdf9,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace