Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/975937
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, C. A. de
MARRIEL, I. E.
GOMES, E. A.
MATTOS, B. B.
SANTOS, F. C. dos
OLIVEIRA, M. C.
ALVES, V. M. C.
Additional Information: CHRISTIANE ABREU OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; BIANCA BRAZ MATTOS, CNPMS; FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; MAYCON CAMPOS OLIVEIRA, CNPMS; VERA MARIA CARVALHO ALVES, CNPMS.
Title: Metodologia de aplicação de microrganismos solubilizadores de fósforo em sementes visando melhor aproveitamento deste nutriente pelas plantas.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2013.
Pages: 25 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 88).
Language: pt_BR
Keywords: Soil microbiology
Millet.
Description: Uma das alternativas promissoras para a agricultura consiste na utilização de rochas naturais, que possuem baixas taxas de solubilização, mas que em associação com microrganismos do solo, denominados solubilizadores de fósforo (MSP), são capazes de suprir, mesmo que parcialmente, a demanda de fósforo (P) pelas plantas. Dentre os estudos de MSP em plantas, poucos se referem a métodos eficientes de aplicação em sementes ou estudos de veiculação/formulação para inoculantes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi testar a metodologia mais adequada para a aplicação de bactérias solubilizadoras de P com base na avaliação do crescimento e nutrição de plantas de milheto. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se de um fatorial 2 x 2 x 6 + 2, sendo os fatores: duas rochas fosfatadas -Fosfato de Itafós (FI) e Fosfato de Araxá (FA), dois veículos de inoculação - carvão e carboximetil celulose (CMC), seis tratamentos relacionados ao tipo de inoculação: um sem bactéria (B0) e com as cinco bactérias solubilizadores de P do gênero Bacillus: B32, B70, B116, B119, B30K. Outros dois tratamentos adicionais foram utilizados como controle, testemunha sem P e adubação com fonte solúvel, superfosfato triplo. O método utilizado de formulação de MSP com carvão ou CMC resultou em aumentos significativos da biomassa de milheto e do conteúdo de fósforo na parte aérea em função do tipo de rocha fosfatada e inoculante. Para os inoculantes B116 e B119, o efeito no crescimento e conteúdo de fósforo foi mais pronunciado nos tratamentos formulados com carvão e com adubação de FI. Os resultados aqui encontrados podem contribuir para o uso de metodologias eficientes na aplicação de microrganismos solubilizadores de P em sementes e para a seleção de bactérias eficientes na solubilização do P para as plantas.
Thesagro: Microbiologia do solo
Fósforo
Nutrição vegetal
Milheto
NAL Thesaurus: Soil biology
Plant nutrition
Phosphorus.
Data Documento: 2014-01-14
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol88.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace