Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/975462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDENARDI, F.
dc.contributor.authorKVITSCHAL, M. V.
dc.contributor.authorFIORAVANÇO, J. C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, P. R. D. de
dc.date.accessioned2022-08-31T10:22:48Z-
dc.date.available2022-08-31T10:22:48Z-
dc.date.created2014-01-09
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationIn: FIORAVANÇO, J. C.; SANTOS, R. S. S. dos (Ed.). Maçã: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa, 2013.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/975462-
dc.description57) Na implantação de um pomar comercial de macieira, como se deve proceder na escolha das variedades? 58) O que são variedades polinizadoras? 59) Quantas plantas são necessárias no pomar? 60) Qualquer variedade pode ser polinizadora? 61) Quais são as variedades de maçã mais produzidas no Brasil? 62) Existem outras variedades com possibilidade de cultivo no Brasil? 63) Sei que as variedades Gala e Fuji possuem variantes deno minados clones. O que são exatamente esses clones? 64) Quais as vantagens desses clones mutantes? 65) Que mercados para maçãs existem no Brasil atualmente? 66) Por que predominam maçãs vermelhas no mercado brasileiro? O Brasil não produz maçãs de outra cor? 67) Existem algumas variedades de maçãs que apresentam a casca com aspecto áspero, de cor marrom. Isto é um defeito da variedade? 68) O consumo de frutas com russeting representa algum perigo à saúde do consumidor? 69) Quais são as variedades indicadas para plantio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina? 70) O que são variedades de baixo, médio e alto requerimento de horas de frio? 71) Quais são as variedades recomendadas para plantio no Paraná? 72) Ouvi dizer que estão plantando macieiras na região Nordes te. Existem variedades adaptadas para plantio nessa região? 73) Sou pequeno produtor de frutas e sei que no mercado existem opções de variedades para colher em diferentes épocas. Quais seriam hoje as melhores opções do ponto de vista comercial para o meu caso? 74) Como pequeno produtor, não tenho infraestrutura para classificar e armazenar as maçãs. Que opções de variedades indicariam para o meu caso? 75) Sou pequeno produtor e moro em uma região onde o plantio de macieiras não tem tradição. Gostaria de plantar um pequeno pomar comercial dessa fruta. Como devo proceder para escolher as variedades? 76) Moro em uma região onde os invernos são bem definidos, mas ocorre bem menos frio do que nos grandes polos produtores de maçã do Sul do Brasil. Que variedades posso plantar e como devo compor o meu pomar? 77) Tenho conhecimento de que no mercado mundial existem milhares de variedades de macieira, mas que no Brasil são plantadas apenas pouco mais de uma dezena. Por que razão isso ocorre? 78) Dentro dos grupos das variedades Gala e Fuji, quais clones no mercado mundial estão disponíveis para plantio no Brasil? 79) Entre as variedades mais recentes no mercado brasileiro, o que existe de interessante para produção comercial no País? 80) Quais as implicações para o produtor na implantação de um pomar com variedades sob regime de proteção intelectual?
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Coleção 500 perguntas, 500 respostas).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBrasil
dc.titleVariedades.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroFruticultura
dc.subject.thesagroMaçã
dc.subject.thesagroVariedade
dc.subject.thesagroClone
dc.subject.thesagroCor
dc.format.extent2p. 46-64.
riaa.ainfo.id975462
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-30
dc.contributor.institutionFREDERICO DENARDI, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA; MARCUS VINÍCIUS KVITSCHAL, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA; JOAO CAETANO FIORAVANCO, CNPUV; PAULO RICARDO DIAS DE OLIVEIRA, CNPUV.
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID14805.pdf414,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace