Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/975243
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: NASCIMENTO, W. M. O. do
GURGEL, F. de L.
BHERING, L. L.
RIBEIRO, O. D.
SOARES, A. C. S. e.
Additional Information: WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; LEONARDO LOPES BHERING, UFV; OLÍVIA DOMINGUES RIBEIRO, ESTAGIÁRIA CPATU; ANA CAROLINA SOARES E SOARES, ESTAGIÁRIA CPATU.
Title: Avaliações preliminares de parâmetros genéticos de acessos de Myrciaria dubia por marcadores fenotípicos.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013.
Pages: 27 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 87).
Language: pt_BR
Keywords: Camucamuzeiro
Marcador fenotípico.
Description: O camucamuzeiro (Myrciaria dubia), pertencente à família Myrtaceae, é espécie nativa da Amazônia que está em processo de domesticação. As estimativas de parâmetros como dissimilaridade, herdabilidade e correlações genéticas podem ser úteis para os programas de melhoramento dessa espécie que estão em andamento. O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos de acessos de camucamuzeiro do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Amazônia Oriental, por meio de marcadores fenotípicos. Foram avaliados 46 acessos, por meio da amostragem de 40 frutos maduros (epicarpo totalmente roxo) por acesso, nos quais foram mensurados oito caracteres: peso de fruto, comprimento de fruto, diâmetro de fruto, peso da casca, espessura da casca, número de sementes, peso de sementes e rendimento de polpa. Os caracteres peso de fruto e peso da casca contribuíram com mais de 53,77% para a dissimilaridade. A herdabilidade foi alta para todos os caracteres, com destaque para o peso e o diâmetro do fruto, que também apresentaram maiores correlações genéticas. Verificou-se que há variabilidade entre os acessos do BAG de camucamuzeiro e que, em virtude das correlações significativas entre as variáveis, podem-se adotar métodos de seleção indireta como ferramenta auxiliar no processo de domesticação e melhoramento dessa espécie. O peso de fruto pode ser utilizado na seleção indireta do rendimento de polpa, por ser de mais fácil mensuração.
Thesagro: Banco de Germoplasma
Marcador Genético.
Data Documento: 2014-01-08
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BDP87.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace