Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/971833
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SOUZA, L. D.
SANTOS, C. V. dos
SOUZA, L. da S.
PEREIRA, B. L. da S.
Additional Information: LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; CAROLINE VALVERDE DOS SANTOS, UFRGS; LUCIANO DA SILVA SOUZA, UFRB; BRUNO LAÉCIO DA SILVA PEREIRA, UFRB.
Title: Resistência à penetração em Latossolo Amarelo dos Tabuleiros Costeiros, sob cobertura vegetal com leguminosas.
Publisher: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2013.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 58).
Language: pt_BR
Description: A cobertura vegetal do solo é efetiva no controle da erosão e na recuperação da sua degradação. Os sistemas agrícolas atuais revolvem o solo, compactam a superfície e a mantém descoberta, o que oxida a matéria orgânica e emite carbono (C) para a atmosfera. Práticas como a subsolagem e o cultivo de leguminosas são utilizadas para romper camadas compactadas/coesas. Os solos dos Tabuleiros Costeiros, com camadas subsuperficiais coesas, dificultam a penetração das raízes, da água e do ar no seu perfil. O Latossolo Amarelo Distrocoeso, no horizonte AB (coeso), apresentou densidade relativa de 0,9938 e macroporos menores do que 0,10 m3 m-3, o que alterou o desenvolvimento das leguminosas Crotalaria juncea (CJ) e Crotalaria ochroleuca (CO). A distribuição de raízes, no horizonte Ap para a CO, foi 75,2% do seu peso e 29,6% do seu comprimento, enquanto para a CJ, foi de 2,7% do seu peso e 3,6% do seu comprimento. No horizonte AB, a CO apresentou 13,3% do peso e 34,6% do comprimento, enquanto a CJ distribuiu 67,5% do peso e 55,7% do seu comprimento. A CO produziu maior peso de parte aérea e de raízes. A CJ produziu maior volume de raízes e foi capaz de penetrar nas camadas coesas em profundidade.
Thesagro: Solo
Latossolo Amarelo
Data Documento: 2013-11-21
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletim58LaercioSouza.pdf676,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace