Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/971416
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, F. C. dos
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
RESENDE, A. V. de
OLIVEIRA, A. C. de
Additional Information: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS.
Title: Efeito da adubação de cobertura com nitrogênio e potássio na cultura do sorgo biomassa.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2013.
Pages: 38 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 73).
Language: pt_BR
Keywords: Fertilização
Etanol de segunda geração.
Description: Num programa de geração de energia a partir da biomassa de plantas, a produtividade, qualidade do material e extração de nutrientes assumem papel de relevância e, nesse contexto, a adubação com NK influencia diretamente. Logo, essa pesquisa objetivou avaliar o efeito da adubação NK de cobertura no sorgo biomassa. Foram instalados dois experimentos na Embrapa Milho e Sorgo, com as cultivares CMSXS 7020 e CMSXS 652, nas safras 2010/11 e 2011/12, com doses de 0 a 240 kg ha-1 de N e 0 a 180 kg ha-1 de K2O. A produtividade de matéria seca do CMSXS 7020 não foi afetada pelas doses dos nutrientes, enquanto a do CMSXS 652 sofreu efeito quadrático na safra 2010/11. Em geral, quando houve efeito da adubação N e K sobre as variáveis de análise centesimal, este foi positivo no sentido de aumentar as variáveis benéficas (celulose e hemicelulose) e diminuir as prejudiciais (lignina e cinzas). Os teores foliares de N, K e S e suas extrações tenderam a aumentar com as doses dos nutrientes em estudo, e os de P, Ca e Mg diminuir. Pelos resultados desta pesquisa, a máxima produtividade de matéria seca de sorgo foi obtida com 130 kg ha-1 de N.
Thesagro: Sorghum bicolor
Recurso energético
Fertilidade do solo
Bioenergia.
Data Documento: 2013-11-18
ISSN: 1679-0154
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol73.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace