Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/969653
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: VINHOLIS, M. de M. B.
COLA, G. G.
NICODEMO, M. L. F.
SANTOS, P. M.
KALATZIS, A. E. G.
RASSINI, J. B.
FREITAS, A. R. de
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
CARPANEZZI, A. A.
Additional Information: MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; GUILHERME GUIRADO COLA, USP, SÃO CARLOS, SP.; MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; AQUILES ELIE GUIMARÃES KALATZIS, PROFESSOR DA USP, SÃO CARLOS, SP.; JOAQUIM BARTOLOMEU RASSINI, PESQUISADOR APOSENTADO, CPPSE.; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, PESQUISADOR APOSENTADO DO CPPSE.; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; ANTONIO APARECIDO CARPANEZZI, CNPF.
Title: Estudo da viabilidade econômica de sistemas de produção agrossilvipastoris em São Carlos, SP.
Publisher: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2013.
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Documentos 112).
Language: pt_BR
Keywords: Silvipastoril
Agrossilvipastoril.
Description: O interesse em sistemas de produção silvipastoris tem crescido no País, tanto por razões econômicas, como também por razões ambientais. O componente florestal, além de fornecer renda adicional ao produtor, confere benefícios ambientais como árvores em barreiras de quebra vento, que evitam a erosão do solo, melhoram a conservação da água, reduzem a necessidade de fertilizantes minerais para a pastagem, melhoram o conforto térmico dos animais, entre outros. Por meio do cálculo dos indicadores econômicos como a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL) e o Pay back, o presente estudo tem por objetivo apresentar a análise de viabilidade econômica para dois sistemas de produção que integram os componentes pecuária, floresta e agricultura. Os resultados indicaram a viabilidade econômica do sistema de produção agrossilvipastoril. Para esse sistema, conduziu se ainda a análise de risco do investimento por meio do método de simulação de Monte Carlo. O VPL com maior probabilidade de ocorrência foi de, aproximadamente, R$ 11.500,00, com TIR de 14%.
Thesagro: Análise de Risco.
Data Documento: 2013-10-29
ISSN: 1518-4757
Appears in Collections:Série Documentos (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2013.00158.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace