Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966063
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, H. G. dos
CALDERANO FILHO, B.
FILHO RAMALHO, A.
CLAESSEN, M. E. C.
CARVALHO JUNIOR, W. de
CHAGAS, C. da S.
Additional Information: HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; Antonio Ramalho Filho, CNPS; Marie Elisabeth Christine Claessen, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS.
Title: Aptidão agrícola das terras da microbacia do Ribeirão São Domingos, Município de Santa Margarida, Estado de Minas Gerais.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Pages: 36 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 51).
Language: pt_BR
Description: O aproveitamento agrícola racional, de qualquer área, requer a avaliação do potencial do recurso solo em diferentes sistemas ou níveis de manejo, em conjunção com os recursos hídricos, fatores climáticos. A avaliação da aptidão agrícola das terras da microbacia do ribeirão São Domingos, no município de Santa Margarida, Minas Gerais, teve como objetivo estimar o potencial de uso a viabilidade de melhoramento das condições limitantes para o uso, níveis de exigência de insumos e possibilidades de mecanização. A área da microbacia compreende 742,2 ha. Utilizou-se como material cartográfico básico, mapa planialtimétrico na escala 1:10.000, com curvas de níveis equidistantes em dez metros. A partir desta base, foi confeccionado um mapa de declividade da área, que serviu de base final para o mapa de solos e o de aptidão agrícola das terras. Cerca de 65 % da área da microbacia possui terras na classe Regular para lavouras, em que a maior limitação para uso é a fertilidade natural, seguida de impedimentos à mecanização e susceptibilidade à erosão. As áreas de Latossolos são indicadas para culturas de ciclo longo e são atualmente utilizadas adequadamente para a cultura do café. Utilizou- se a metodologia preconizada pela Embrapa Solos, em todas as fases de execução dos trabalhos de campo, laboratório, escritório e de avaliação da aptidão das terras. O produto cartográfico (mapa de Solos) foi elaborado e apresentado na escala 1:10.000, com auxílio do SIG ArcView.
Thesagro: Aptidão agrícola
Data Documento: 2013-09-11
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd512004aptidaosaodomingos.pdf835,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace