Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966017
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PARAHYBA, R. da B. V.
SILVA, F. H. B. B. da
SILVA, F. B. R. e
LOPES, P. R. C.
Additional Information: ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; FLAVIO HUGO BARRETO B DA SILVA, CNPS; FERNANDO BARRETO RODRIGUES E SILVA; PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA.
Title: Diagnóstico agroambiental do Município de Paulo Afonso - Estado da Bahia.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Pages: 66 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 59).
Language: pt_BR
Keywords: Unidades geoambientais
Aptidão agroecológica das terras
Solos.
Description: Este diagnóstico agroambiental refere-se ao município de Paulo Afonso, área de 1.700,4 km2, localizado na região semi-árida do Estado da Bahia, na microrregião do Sertão do São Francisco. Nesta região o clima semi-árido apresenta-se com um total anual médio de precipitação de 586 mm (registrado no posto meteorológico de Paulo Afonso), e ainda tendo grandes irregularidades na distribuição das chuvas. Dado ao predomínio dos solos excessivamente drenados, devido a textura arenosa, a capacidade de armazenamento hídrico é muito baixa. A vegetação é a caatinga hiperxerófila, geralmente baixa e pouco densa. De acordo com os fatores edafoclimáticos, normalmente refletidos pela vegetação, tem-se um quadro natural no sentido da degradação ambiental por processos naturais que ao longo dos anos tem sido agravado pela ação antrópica. Deste modo, a maior parte da área do município oferece baixa a muito baixa capacidade de sustentabilidade às atividades agrossilvipastoris. Apesar das limitações climáticas, na parte central ? direção sul do município, ocorrem algumas áreas com potencialidades favoráveis à utilização agrícola. O município caracteriza-se pela produção de energia elétrica. Na pecuária, destaca-se o rebanho de bovino, caprino e ovino. No setor agrícola, os principais produtos são: coco, manga, banana, feijão, milho uva e outros. É ainda produtor de mel de abelha. Uma outra atividade socioeconômica em expansão, é o turismo, o qual vem trazendo divisas para o município. O diagnóstico agrombiental procurou dar uma visão sintética e objetiva dos diversos ambientes que integram a área do município, através da espacialização ambiental e a quantificação dos diversos ambientes. Esta espacialização agroambiental é apresentada em mapa em anexo, onde se verifica os diversos segmentos do município em termos de potencialidades, limitações e vocações gerais, tendo como base os recursos naturais.
Year: 2013-09-10
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd592004pauloafonso.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace