Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/965621
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: AIDAR, S. de T.
ARAUJO, F. P. de
CHAVES, A. R. de M.
Additional Information: SAULO DE TARSO AIDAR, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; AGNALDO RODRIGUES DE MELO CHAVES, CPATSA.
Title: Crescimento inicial e trocas gasosas de mudas de Spondias enxertadas sobre umbuzeiro.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Pages: 20 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 107).
Language: pt_BR
Keywords: Crescimento vegetativo
Condutância estomática
Transpiração
Enxertia
Natural resoucre.
Description: Objetivou-se caracterizar o crescimento inicial e as trocas gasosas de espécies de Spondias enxertadas sobre umbuzeiro. Foram realizadas avaliações de assimilação líquida de CO2 (A), condutância estomática (gs), transpiração foliar (E), teor de clorofila (Tcl), área foliar total (Aft), comprimento de ramos (Cr) e alocação de biomassa no sistema radicular e na parte aérea. As medidas de trocas gasosas foram realizadas entre as 9h e 11h da manhã sob céu limpo, em mudas com 60 dias após a enxertia, cultivadas sob 50% de sombreamento e irrigação diária. Umbuzeiro gigante e umbugueleira apresentaram as maiores taxas de A, em coerência com os maiores valores de Tcl, ao mesmo tempo que apresentaram os menores valores de gs e de E, indicando maior economia de água. Umbu-cajazeira, apesar de ter apresentado uma das menores taxas de A, apresentou a maior Aft e o maior ganho total de massa seca, porém, não diferiu estatisticamente de cajá-mangueira, cajazeira e umbugueleira. Cerigueleira, umbu cajazeira e cajá-mangueira apresentaram os maiores valores de E, o que indica o maior consumo de água destas espécies. O uso do umbuzeiro como porta-enxerto de outras Spondias pode viabilizar a diversificação da fruticultura de sequeiro no Semiárido brasileiro.
Thesagro: Umbu
Recurso natural
Clorofila
Fotossíntese.
NAL Thesaurus: Vegetative growth.
Data Documento: 2013-09-04
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saulo2013.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace