Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/965589
Título: Levantamento semidetalhado dos solos da microbacia do Ribeirão São Domingos, Estado de Minas Gerais.
Autoria: SANTOS, H. G. dos
CALDERANO FILHO, B.
CLAESSEN, M. E. C.
CARVALHO JUNIOR, W. de
CHAGAS, C. da S.
WITTERN, K. P.
MOTHCI, E. P.
BARRETO, W. de O.
ARAÚJO, W. S. de
DURIEZ, M. A. de M.
JOHAS, R. A. L.
PAULA, J. L. de
ANTONELLO, L. L.
FONSECA, O. O. M. da
LEMOS, A. L.
Afiliação: HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; MARIE ELISABETH CHRISTINE CLAESSEN, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; KLAUS PETER WITTERN, CNPS; ELIAS PEDRO MOTHCI, CNPS; WASHINGTON DE OLIVEIRA BARRETO, CNPS; WILSON SANT'ANNA DE ARAÚJO, CNPS; MARIA AMÉLIA DE MORAES DURIEZ, CNPS; RUTH ANDRADE LEAL JOHAS, CNPS; JOSÉ LOPES DE PAULA, CNPS; LOIVA LIZIA ANTONELLO, CNPS; OSÓRIO OSCAR MARQUES DA FONSECA, CNPS; AROALDO LOPES LEMOS, CNPS.
Ano de publicação: 2004
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Páginas: 81 p.
Conteúdo: O aproveitamento agrícola racional, de qualquer área, requer a avaliação do recurso solo, em conjunção com os recursos hídricos, fatores climáticos e potencial de utilização das terras em diferentes sistemas de manejo. O levantamento semidetalhado de solos da microbacia do ribeirão São Domingos, no município de Santa Margarida, Minas Gerais, teve como objetivos a classificação, o mapeamento e a caracterização física, química e mineralógica dos solos, que constituíram os subsídios básicos para a avaliação da aptidão agrícola das terras. A área da microbacia compreende 742,2 ha. Utilizou-se como material cartográfico básico, mapa planiatimétrico na escala 1:10.000, com curvas de níveis equidistantes em dez metros. A partir desta base, foi confeccionado um mapa de declividade da área, que serviu de base final para o mapa de solos. Utilizou-se a metodologia preconizada pela Embrapa Solos, em todas as fases de execução dos trabalhos de campo, laboratório, escritório. O levantamento permitiu identificar e cartografar as seguintes classes de solos: Latossolos Vermelho-Amarelos Ácricos típicos; Latossolos Vermelho-Amarelos Distróficos típicos; Latossolos Vermelhos Distróficos típicos; Latossolos Vermelhos Distróficos Húmicos; Argissolos Amarelos Distróficos plínticos, câmbicos; Argissolos Vermelhos Distróficos típicos; Cambissolos Flúvicos Distróficos típicos; Gleissolos Háplicos Distróficos típicos; Gleissolos Melânicos Distróficos hísticos; e Organossolos Háplicos Sápricos. As classes de solos acima identificadas foram subdivididas em unidades de mapeamento, considerando-se o tipo de horizonte A, características taxonômicas de natureza intermediária, grupamentos texturais, constituição macroclástica, tipos de vegetação e classes de declividade. O produto cartográfico (mapa de Solos) foi elaborado e apresentado na escala 1:10.000, com auxílio do SIG ArcView.
Thesagro: Reconhecimento do Solo
Microbacia
Argissolos
Latossolo
Sistema de Informação Geográfica
Uso da Terra
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 45).
ISSN: 1678-0892
Notas: Acompanha 1 mapa color. Escala 1:10.000.
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd452005solosaodomingos1.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace