Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/964922
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PORTOCARRERO, H.
ANGELO, D. C.
CARVALHO, G. F.
ANDRADE, A. G. de
FERNANDES, N. F.
Additional Information: Hugo Portocarrero, UFRJ; Diogo Carvalho Angelo, UFRJ; Gustavo Freitas Carvalho, UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; Nelson Ferreira Fernandes, UFRJ.
Title: Monitoramento hidrológico em voçoroca submetida a práticas mecânicas e vegetativas: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Antônio Carlos Jobim.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Pages: 47 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 42).
Language: pt_BR
Keywords: Voçoroca
Intercepção
RAD.
Description: O desenvolvimento desta dissertação está vinculado ao projeto de RAD (recuperação de áreas degradadas) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, sendo seu objeto o processo de recuperação da voçoroca do Morro do Radar. Através da realização de uma investigação do comportamento hidrológico desta voçoroca após a implantação do projeto, buscou-se fornecer informações que possam constituir um subsídio à avaliação dos efeitos das práticas adotadas A metodologia utilizada compreendeu seis etapas: avaliação das variações da topografia local; monitoramento da precipitação; monitoramento da intercepção das chuvas promovida pelas copas arbóreas e pela serrapilheira; avaliação das propriedades fisico-hídricas dos solos em diferentes profundidades; avaliação dos potenciais matriciais e das cargas totais nos solos nas mesmas profundidades, através de gráficos e construção de mapas de equipotenciais; avaliação da relação entre os condicionantes locais e o desempenho das práticas de RAD. Os valores de intercepção pelas copas arbóreas e pela serrapilheira revelaram uma proteção eficaz do solo contra o impacto direto das águas pluviais. Os resultados de condutividade hidráulica mostraram uma boa relação com o comportamento das cargas de pressão e totais. Com relação à expansão e contração da zona de saturação, observou-se que a umidade antecedente está condicionando de forma decisiva o processo de expansão. Foi encontrada também ao longo de todas as discussões grande influência da topografia sobre os processos de recuperação, o que indica a importância do planejamento adequado da reconformação do talude. As áreas com menores declives apresentaram uma recuperação proporcionalmente mais rápida, o que se relacionou tanto ao estabelecimento da cobertura vegetal e à incorporação de serrapilheira, quanto à própria dinâmica hidro-erosiva inerente.
Thesagro: Hidrologia.
Data Documento: 2013-08-27
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd422004aeroportotomjobim.pdf4,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace