Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/964850
Título: Dinâmica da decomposição da serapilheira em plantios de seringueira e em fragmento de Mata Atlântica - Minas Gerais.
Autoria: KINDEL, A.
LIMA, J. A. de S.
CARMO, C. A. F. S. do
SIMÕES, B.
ALVARENGA, A. P.
MOTTA, P. E. F. da
Afiliação: JORGE ARAUJO DE SOUSA LIMA, CNPS; Ciríaca Arcângela Ferreira Santana do Carmo; PAULO EMILIO FERREIRA DA MOTTA, CNPS.
Ano de publicação: 2004
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Páginas: 26 p.
Conteúdo: A compreensão da dinâmica da decomposição da serapilheira é importante para entender o balanço de carbono em ecossistemas florestais e sistemas agrosilviculturais. O presente trabalho mostra dados preliminares de queda de folhas, estoque de serapilheira e o teor de carbono do solo em plantios de seringueira em relação à Mata Atlântica nativa. As áreas de estudo encontram-se na Fazenda Experimental da EPAMIG. Os plantios tinham 20 e 15 anos e pertenciam, respectivamente, aos clones RRIM 600 e IAN 873. O fragmento florestal era constituído de mata secundária tardia, relativamente preservada há mais ou menos 80 anos. Os dados demonstram que a queda de folhas foi semelhante entre os clones (cerca de 1,5 Mg ha -1 ano -1 ), enquanto no fragmento, a produtividade da floresta era quase o dobro (3,2 Mg ha -1 ano -1 ). O estoque de serapilheira foi maior no clone RRIM 600 (1,4 Mg ha -1 ) que no IAN 873 (1,0 Mg ha -1 ). Na mata, o estoque de serapilheira foi maior do que nos clones (4,9 Mg ha -1 ). A presença do horizonte F 2 na mata somada a um peso específico maior e a um coeficiente de decomposição menor indicam uma menor velocidade de decomposição na mata consequentemente, menor mineralização de C. Esses dados sugerem que a produtividade e o padrão de decomposição diferem entre os sítios. Maiores conteúdos de C também foram observados no solo mineral da mata. Tanto o estoque de serapilheira como o teor de C do solo estão relacionados a maiores concentrações de cálcio. O clone RRIM 600 contribui com maiores quantidades de serapilheira e, supostamente, com uma maior fertilidade, consequentemente, esse clone parece ser o melhor indicado para a recuperação de áreas degradadas.
Thesagro: Fertilidade
Matéria Orgânica
Palavras-chave: Recuperação de áreas degradadas
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 53).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd532004serapilheira.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace