Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/962995
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: CRUZ, I.
VALICENTE, F. H.
VIANA, P. A.
MENDES, S. M.
Additional Information: IVAN CRUZ, CNPMS; FERNANDO HERCOS VALICENTE, CNPMS; PAULO AFONSO VIANA, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS.
Title: Risco potencial das pragas de milho e de sorgo no Brasil.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2013.
Pages: 40 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 150).
Language: pt_BR
Description: A infestação de insetos-pragas nas lavouras brasileiras é algo que pode trazer sérias perdas aos agricultores, levando-os, muitas vezes, a terem prejuízos com a atividade agrícola. Estas perdas podem chegar, de maneira geral, a 30% do potencial de produção das culturas. Uma vez que a produção de grãos tem margem pequena de lucro líquido, isto quer dizer que o agricultor vai operar com prejuízo. Muitas são as tecnologias apresentadas para combater esses insetos. Elas devem estar integradas em um programa de manejo e englobam técnicas que vão desde a produção de sementes transgênicas resistentes às pragas até as práticas de controle biológico ou controle com inseticidas químicos. Todas elas são comprovadamente eficientes sob determinadas situações e condições edafoclimáticas. Observa-se, porém, que o uso inadequado destas tecnologias pode resultar em perda da eficiência de controle das pragas, criando resistência dessas aos produtos e às práticas usados, e assim todo o esforço de pesquisa e desenvolvimento pode ser perdido se o uso delas não satisfizer algumas condições básicas. Quando estas tecnologias envolvem algum relacionamento com seres vivos, o risco é proporcionalmente maior. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) pode ser considerado um avanço no que tange ao controle de insetos-pragas na agricultura, sendo uma das práticas que têm contribuído para a manutenção da eficiência das novas técnicas. Essa prática consiste na combinação de estratégias em que a complementaridade do uso das tecnologias permite uma ação mais eficiente, mais benéfica para o meio ambiente e mais econômica para o produtor. O MIP faz parte do rol de técnicas sustentáveis para as quais a Embrapa Milho e Sorgo tem voltado seus esforços nos últimos anos. No momento atual, quando o ataque dos insetos-pragas tem trazido preocupações constantes aos produtores, temos a satisfação de disponibilizar esta publicação, que traz uma síntese dos últimos avanços no tema.
Thesagro: Praga de planta
Zea mays
Sorghum bicolor
Inseto
Data Documento: 2013-07-30
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc150.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace