Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/959125
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FREIRE FILHO, F. R.
RIBEIRO, V. Q.
CARDOSO, M. J.
AZEVEDO, J. N. de
RAMOS, S. R. R.
ROCHA, M. de M.
SILVA, K. J. D. e.
Additional Information: FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; JOAQUIM NAZÁRIO DE AZEVEDO, CPAMN, pesquisador aposentado; SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CPATC; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN.
Title: Coleção ativa de germoplasma de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) e de outras espécies do gênero Vigna, da Embrapa Meio-Norte, no período de 1976 a 2003.
Publisher: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
Pages: 125 p.
Series/Report no.: (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 209).
Language: pt_BR
Description: Originário da África, o feijão-caupi foi introduzido no Brasil no século 16. Tradicionalmente cultivado no Nordeste brasileiro, vem se expandindo para outras regiões, principalmente para o Centro Oeste do Brasil, em razão da sua ampla adaptabilidade às diferentes condições tropicais, bem como ao intenso trabalho de melhoramento realizado com a cultura nos últimos 20 anos. De grande importância para a expansão da cultura foi a obtenção de variedades com a arquitetura moderna, aptas à colheita mecânica, além da sua incorporação aos arranjos produtivos da soja, arroz e milho. Assim, além da ampliação geográfica, a cultura deixou de ser restrita à agricultura familiar, para estender-se a grandes áreas de cultivo. No Brasil já foram lançadas 63 cultivares comerciais de feijão-caupi. Esses novos materiais têm mostrado um potencial produtivo em torno de 1.000 kg ha-1 em cultivo de sequeiro e de 1.700 kg ha-1 em cultivo irrigado. Considerando-se a ampla base genética do feijão-caupi, espera-se ainda grandes avanços em produtividade, qualidade nutritiva, culinária e comercial. Atualmente, a regularidade da oferta de produtos em quantidade e com qualidade padronizada desperta o interesse de comerciantes, agroindústrias e distribuidores, contribuindo para a abertura de importantes mercados, inclusive no exterior. Um banco de germoplasma é um importante depositário de riqueza de variabilidade genética e fonte para a criação de novos materiais. No caso do Banco de Germoplasma de Feijão-Caupi, essa importância é aumentada, dada a grande diversidade e utilidade dos materiais armazenados. A Embrapa Meio-Norte, como coordenadora do Programa Nacional do Feijão-Caupi, é a responsável, no Brasil, por esse banco de germoplasma. Este trabalho divulga a coleta, a introdução, a catalogação, a preservação e a utilização de germoplasma de feijão-caupi realizadas na Embrapa Meio-Norte, no período de 1976 a 2003.
Thesagro: Feijão de corda
Sistema de produção
Cadeia produtiva
Agronegócio
Data Documento: 2013-05-31
ISSN: 0104-866X
Appears in Collections:Série Documentos (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC209.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace