Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/958791
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, M. D. de
CALHEIROS, D. F.
PADOVANI, C. R.
Additional Information: MARCIA DIVINA DE OLIVEIRA, CPAP; DEBORA FERNANDES CALHEIROS, DGP; CARLOS ROBERTO PADOVANI, CPAP.
Title: Mapeamento e descrição das áreas de ocorrência dos eventos de decoada no Pantanal.
Publisher: Corumbá. Embrapa Pantanal, 2013.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 121).
Language: pt_BR
Keywords: Decoada
Oxigênio dissolvido
Rio Paraguai
Mortandade de peixes
Decoada events.
Description: Decoada ou dequada é o nome popular que se dá no Pantanal aos eventos anuais de alteração natural da qualidade da água durante a fase hidrológica de enchente, cuja intensidade varia de acordo com o clima e os padrões de inundação anuais. Ocorrem alterações das características físicas e químicas da água, que incluem mudanças para cor escura, depleção de oxigênio dissolvido (OD), chegando à anoxia, diminuição do pH (< 6,0) e aumento do CO2 Livre, de aproximadamente 20 mg/L para mais que 100 mg/L, podendo ocorrer expressivas mortandades de peixes dependendo da magnitude das alterações. Neste estudo mapeamos e descrevemos a área de ocorrência desses eventos no Pantanal, baseados nos dados de monitoramento de qualidade de água de 1988 a 2011, nas informações de técnicos e moradores da região e também fizemos uma estimativa da intensidade dos eventos. A concentração de OD nos rios e lagoas principais foi utilizada como indicador, em que OD< 3,0 mg/L durante a época de inundação foi considerado indicativo de ocorrência potencial do evento. De acordo com os registros obtidos, os eventos de decoada foram observados desde Cáceres, ao Norte, até Porto Murtinho, ao Sul, sendo de alta intensidade no rio Paraguai, principalmente abaixo de Bela Vista do Norte. No rio Cuiabá, os eventos são comuns desde Porto Cercado até a sua foz com o rio Paraguai, considerados de média a alta intensidade. No rio Taquari, os eventos foram considerados de baixa intensidade, sendo mais intensos somente próximo ao Paraguai-Mirim. No rio Miranda, a decoada pode ser observada desde a foz do rio Aquidauana até a confluência com o rio Paraguai, mas é no Passo do Lontra onde a intensidade pode ser alta a ponto de afetar os peixes. As lagoas (baías) Uberaba e Gaíva seriam os locais com menor probabilidade de ocorrência dos eventos de decoada. Já as baías Vermelha, Castelo e Tuiuiú, na área de alta inundação, são os locais onde eventos com alta frequência e intensidade foram registrados, ocorrendo anualmente.
NAL Thesaurus: Pantanal
Paraguay River
fish kills.
dissolved oxygen
Data Documento: 2013-05-24
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BP121.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace