Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/958682
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2010
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: ANDRADE JUNIOR, A. S. de
OLIVEIRA, S. R. M. de
RIBEIRO, J. L.
SILVA, C. O. da
Additional Information: ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; SIMONE RAQUEL MENDES DE OLIVEIRA, UFC, doutoranda em Engenharia Agrícola.; JOSE LOPES RIBEIRO, CPAMN; CLESCY OLIVEIRA DA SILVA, UFC, mestranda em Engenharia Agrícola.
Title: Zoneamento de risco climático para as culturas de algodão e feijão-caupi consorciadas no Estado do Piauí.
Publisher: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2010.
Pages: 30 p.
Series/Report no.: (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 205).
Language: pt_BR
Keywords: Climatologia agrícola.
Description: O zoneamento de risco climático é uma ferramenta técnico-científica necessária ao estabelecimento de políticas agrícolas e à gestão de riscos na agricultura. Constitui, portanto, informação útil para agricultores, extensionistas, órgãos governamentais, financiadores agrícolas, seguradoras, entre outros. Permite, a partir do conhecimento das variabilidades climáticas locais e cálculos matemáticos, definir regiões de aptidão climática e estabelecer períodos em que os cultivos agrícolas possam ocorrer com maior possibilidade de sucesso. É importante para o sistema de consórcio entre algodão e feijão-caupi, que são culturas com relativa tolerância ao estresse hídrico. Entretanto, dependendo da época, ano e local, suas produtividades podem ser prejudicadas, principalmente dada a alta variabilidade da ocorrência de chuvas no Semiárido. Adicionalmente à relativa tolerância do feijão-caupi e algodão e à baixa disponibilidade de água no solo, o sistema de consórcio tem sido tradicionalmente usado pelos agricultores familiares com vistas a reduzir os riscos de perdas decorrentes de condições adversas no semiárido piauiense. Este documento apresenta o zoneamento do risco climático para o consórcio de algodão e feijão-caupi no semiárido piauiense, com vistas a diminuir as incertezas e aumentar a segurança da atividade agrícola na região.
Thesagro: Aptidão climática
Época de plantio
Sistema de cultivo.
Data Documento: 2013-05-22
ISSN: 0104-866X
Appears in Collections:Série Documentos (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc205ZoneamentoRiscoClimaticoAlgodaoFeijaoCaupi.pdf547,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace