Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/954362
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MARQUES, D. K. S.
CALHEIROS, D. F.
Additional Information: DEBORA KARLA SILVESTRE MARQUES, CPAP; DEBORA FERNANDES CALHEIROS, DGP.
Title: Diversidade de tuviras comercializadas como iscas vivas pelas comunidades do Porto da Manga e Codrasa, Corumbá, MS.
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2013.
Pages: 12 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 120).
Language: pt_BR
Description: A pesca é uma das principais atividades econômicas no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Na década de 1990, o setor turístico pesqueiro cresceu expressivamente, gerando demandas por serviços especializados, como a captura de iscas vivas. Desde então, diversas comunidades de pescadores profissionais artesanais têm sua principal fonte de renda baseada na captura de iscas vivas destinadas principalmente ao setor turístico pesqueiro. O principal produto são as tuviras (Gymnotiformes), representando mais de 70% da captura anual de iscas vivas. Entretanto, nesta região não há conhecimento sobre a diversidade de espécies da Ordem Gymnotiformes que são exploradas comercialmente. Em outras palavras, não se sabe quantas espécies de tuviras são utilizadas como iscas vivas. Assim, esta pesquisa visou responder a essa dúvida. Adquirimos amostras a partir dos peixes estocados para venda pelas comunidades do Porto da Manga e da Codrasa, no município de Corumbá, MS. Utilizando iniciadores de tetranucleotídeos repetidos (GGAC)4 e empregando a técnica SPAR (Single Primer Amplification Reaction), encontramos quatro padrões de bandas, correspondentes às espécies Gymnotus paraguensis, G. pantanal, G. sylvius e G. inaequilabiatus. Assim, agora sabemos que esses pescadores exploram comercialmente quatro espécies de tuviras e não duas como constam na legislação vigente. Tal conhecimento pode auxiliar na construção de estratégias de conservação e uso sustentável deste recurso natural no Pantanal.
Thesagro: Pesca.
NAL Thesaurus: Gymnotus.
Gymnotiformes
Data Documento: 2013-03-27
ISSN: 1981-7215
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BP120.pdf409,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace