Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/953276
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: TEIXEIRA, J. de M. A.
MARRIEL, I. E.
OLIVEIRA, C. A. de
CALAZANS, G. M.
SILVA, U. de C.
MOREIRA, J. A. A.
OLIVEIRA, A. C. de
CRUZ, J. C.
Additional Information: JAQUELINE DE MOURA ARAÚJO TEIXEIRA, BOLSISTA; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; CHRISTIANE ABREU OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; GIOVANNA MOURA CALAZANS, BOLSISTA; UBIANA DE CÁSSIA SILVA, BOLSISTA; JOSE ALOISIO ALVES MOREIRA, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS; JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.
Title: Estoques de carbono orgânico lábil, nitrogênio e atividade microbiana sob sistemas de manejo e uso do solo de Cerrado.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2012.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 60).
Language: pt_BR
Description: Os efeitos das emissões de gases de efeito estufa têm se tornado um dos principais pontos de debates e controvérsia internacional. Em virtude do cenário atual de emissão de gases de efeito estufa, são esperadas alterações profundas em diversos ecossistemas. A necessidade de um maior entendimento dessas alterações tem motivado estudos buscando práticas de manejo e uso do solo que aumentem o estoque de carbono e de nitrogênio no solo. Neste trabalho, avaliou-se o efeito de sistemas de uso de solo nos estoques de carbono orgânico lábil e de nitrogênio, bem como na atividade enzimática de urease e arginase, enzimas envolvidas nos processos de ciclagem de nitrogênio no solo. Os experimentos foram conduzidos em um Latossolo sob seis tipos de sistemas de manejo e uso do solo (eucalipto, Pinus, Cerrado natural, plantio convencional, plantio direto não irrigado e plantio direto irrigado), em quatro profundidades (0-10; 10-20; 20-40 e 40- 80 cm) e em duas estações do ano (seca e chuvosa). A concentração de carbono orgânico lábil foi determinada utilizando-se um analisador de carbono total, sendo seu estoque estimado nas diferentes profundidades a partir da expressão: EC= (CO x Ds x E)/10. E, o estoque de N do solo foi calculado utilizando a expressão: EstN = (Nt x Ds x E). Para avaliação da atividade enzimática foram analisadas as atividades das enzimas arginase e urease por colorimetria. Independentemente da época e profundidade, valores mais elevados para estoque de carbono orgânico lábil foram observados nas amostras de solo sob Pinus e eucalipto, 1,36 e 1,45 Mg C ha-1, respectivamente. Enquanto para nitrogênio total no solo, menor acúmulo foi detectado sob Pinus, em relação aos demais sistemas avaliados, com valores variando entre 7,43 a 8,91 Mg N ha-1 no perfil do solo. A atividade microbiana, determinada pela enzima uréase, foi mais elevada sob Pinus (162,3 ?g NH4 h-1 g-1 solo) e Cerrado natural (152,9 ?g NH4 h-1 g-1 solo), enquanto pela enzima arginase maior atividade foi observada sob o Cerrado, na estação chuvosa (91,17?g NH4 h-1 g-1 solo). O uso de florestas plantadas de eucalipto e Pinus pode favorecer o sequestro de carbono e acúmulo de nitrogênio no solo de Cerrado, quando comparado com plantio direto ou convencional.
Thesagro: Solo
Enzima
Cobertura do solo
Data Documento: 2013-03-18
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol60.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace