Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/951814
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: NEGREIROS, J. R. da S.
AZEVEDO, J. M. A. de
RONCATTO, G.
BASTOS, R. M.
Additional Information: JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-AC; José Marlo Araújo de Azevedo, CNPq; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; RUBENS MAMEDIO BASTOS, CPAF-AC.
Title: Produção de mudas de pimenta-longa por meio de estaquia com diferentes concentrações de hormônio e desinfestantes.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2012
Pages: 6 p.
Language: pt_BR
Keywords: Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Amazonia Occidental
Western Amazon
Hormonas
Producción de plántulas
Propagación vegetativa.
Estaquillas
Desinfestación
Ácido indol butírico
Description: A espécie Piper hispidinervum C. DC., popularmente conhecida como pimenta-longa, é uma planta arbustiva aromática que, nos últimos anos, tem despertado o interesse das indústrias de cosméticos e bioinseticidas. Isso porque o óleo essencial, extraído de suas folhas e talos, é rico em safrol, importante metabólito secundário, cuja demanda tem sido crescente por parte da indústria química devido à obtenção de heliotropina e butóxido de piperonila (PBO), ingredientes essenciais à produção de fragrâncias e inseticidas biodegradáveis e, mais recentemente, de drogas antitrombóticas e auxinas endólicas, possuindo uma forte demanda no mercado mundial. Contudo, por se tratar de uma espécie ainda em processo de domesticação, é importante que sejam realizadas pesquisas científicas envolvendo métodos mais eficientes de propagação, que possibilitem avanços ao melhoramento vegetal dessa espécie e, ainda, que favoreçam a síntese de safrol. Atualmente, para a formação de novos plantios é recomendada a produção de mudas por meio de sementes. A produção eficiente de clones, por meio de estacas de pimenta-longa, é essencial na coleta, manejo e organização do Banco Ativo de Germoplasma (BAG), assim como de plantios mais uniformes a partir de plantas superiores, ou seja, com alto rendimento e teor de safrol no óleo, vigorosas e resistentes e/ou tolerantes a pragas e doenças. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de mudas por estaquia de plantas de pimenta-longa em diferentes concentrações de hormônio e desinfestantes.
Thesagro: Desinfestação
Hormônio vegetal.
Pimenta longa
Piper hispidinervum
Ácido indolbutírico
Muda
Produção
Estaca
Propagação vegetativa
NAL Thesaurus: Seedling production
Hormones.
Indole butyric acid
Disinfestation
Plant cuttings
Piper longum
Vegetative propagation
Data Documento: 2013-02-28
ISSN: 0100-8668
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24647.pdf896,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace