Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/950986
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: COELHO, M. R.
FONTANA, A.
AVANZI, J. C.
UMMUS, M. E.
MARTINS, A. L. da S.
OLIVEIRA, A. P. de
COSTA, T. V. da
CIRQUEIRA, A. L. O.
DART, R. de O.
SOUZA, J. S. de
AGLIO, M. L. D.
Additional Information: MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; JUNIOR CESAR AVANZI, CNPASA; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS; ALINE PACOBAHYBA DE OLIVEIRA, CNPS; TIAGO VIEIRA DA COSTA, CNPASA; ANDRE LUIZ OLIVEIRA CIRQUEIRA, CNPASA; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS; JOSE SILVA DE SOUZA, CNPS; MARIO LUIZ DIAMANTE AGLIO, CNPS.
Title: Solos do campo experimental de Buritirana da Embrapa Pesca e Aquicultura, Município de Palmas - TO.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2012.
Pages: 85 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 214).
Language: pt_BR
Notes: Acompanha mapa.
Keywords: Levantamento de solos
Formação Pimenteiras
Cerrado strictu sensu
Plintossolos
Solos ácricos.
Description: Um pré-requisito para o sucesso na seleção e implantação de áreas ou parcelas experimentais de pesquisa é o conhecimento da distribuição dos solos na paisagem. Isso pode ser obtido com o levantamento e mapeamento pedológico convencional. O presente trabalho é um relato dos solos identificados no Campo Experimental de Buritirana da Embrapa Pesca e Aquicultura por meio do levantamento pedológico da área. Localizado no município de Palmas (TO), o Campo Experimental estende-se por 484,45 ha, dos quais 224,20 ha foram objetos de estudo deste trabalho. A área restante é mantida com vegetação natural de Cerrado strictu sensu. O clima da região é Aw, com temperatura e precipitação média anual de 25,0ºC e 1.301,2 mm, respectivamente. Aos solos do Campo Experimental estão relacionados relevos plano e suave ondulado e argilitos da Formação Pimenteiras como material de origem. Foram identificadas 18 unidades de mapeamento na área em que os Latossolos e Plintossolos predominam. Os primeiros distribuem-se em 105,24 ha (46,94% da área); variam quanto à cor, presença ou não de petroplintita, ocorrência e profundidade do horizonte concrecionário ao longo do perfil. Os Plintossolos, por sua vez, ocupam 109 ha da Estação (48,86% da área). Dentre os critérios distintivos para separação e distinção das unidades de mapeamento a eles relacionados, destacam-se o tipo de grupamento textural, a profundidade de ocorrência do horizonte concrecionário, a presença de horizonte litoplíntico ao longo do perfil, o tipo de horizonte superficial e a presença de matacões em superfície. Os PLINTOSSOLOS PÉTRICOS Concrecionários típicos são os solos de maior extensão no Campo Experimental. Apresentam severas limitações ao cultivo, como a baixa capacidade de armazenamento de água, o reduzido volume de solos a ser explorado pelas raízes, a baixa fertilidade natural e o impedimento mecânico ao desenvolvimento radicular.
Thesagro: Reconhecimento do Solo.
Year: 2013-02-25
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD214Buritirana.pdf21,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace