Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/949957
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, T. K. de
LUZ, S. A. da
Additional Information: TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; SAMUEL ALMEIDA DA LUZ, Instituto de Meio Ambiente do Acre.
Title: Influência do bordão-de-velho (Samanea tubulosa (Bentham) Barnedy; Grimes) na pastagem e no solo em sistema silvipastoril no Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2012.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 49).
Language: pt_BR
Keywords: Samanea tubulosa
Amazonia Occidental
Western Amazon
Amazônia Ocidental
Acre
Epitaciolândia (AC)
Bordão de velho
Palisade signalgrass
Crop-livestock-forest integration
Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF)
Rendimiento de los cultivos
Agroforestería
Fertilidad del suelo
Pastos forrajeros
Sistemas de sombra.
Sistemas de cultivo
Description: A pecuária bovina é a principal atividade econômica do setor primário do Estado do Acre. Porém, em diversas propriedades, as áreas de pastagem destinadas a esse uso estão degradadas ou em processo de degradação. A adoção de sistemas silvipastoris e agrossilvipastoris contribui para solucionar esse problema, uma vez que a presença de árvores promove conforto térmico aos animais e pode aumentar a produção e qualidade de forragem, dentre outras vantagens. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da leguminosa arbórea Samanea tubulosa (bordão-de-velho) sobre o valor nutritivo e produtividade da gramínea Brachiaria brizantha e sobre os atributos químicos do solo em sistema silvipastoril no Acre. Foram realizados experimentos no Município de Epitaciolândia, AC, no delineamento inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas, tendo três classes de área de copa das árvores como tratamentos primários (5 m2 a 50 m2, 51 m2 a 100 m2 e superior a 100 m2) e como subparcelas quatro distâncias do ponto de coleta para o tronco de cada árvore (metade do raio da copa: 0,5R; raio de projeção da copa: 1R; duas vezes o raio da copa: 2R; e três vezes o raio da copa: 3R). Foram realizadas avaliações do componente solo, nas épocas seca e chuvosa, e da forragem nas épocas seca, chuvosa e transições seca-chuva e chuva-seca. Cada época de avaliação, tanto para o solo quanto para a forragem, foi analisada separadamente. Os dados foram submetidos à análise de variância e, quando houve efeito das áreas de copa, estas foram comparadas por meio do teste de Tukey (P<0,05). O efeito das distâncias das árvores foi avaliado por análise de regressão. Verificou-se que a espécie arbórea Samanea tubulosa (bordão-de-velho) promove efeito positivo sobre a taxa de acúmulo de matéria seca da pastagem e a porcentagem de proteína bruta na forragem de Brachiaria brizantha em sistema silvipastoril. Durante o período seco, o bordão-de-velho melhora a fertilidade do solo, com aumento nos teores de cálcio, soma de bases e saturação por bases em relação à pastagem em monocultura. A influência positiva do bordão-de-velho na forragem de Brachiaria brizantha e em atributos químicos do solo é mais intensa sob a copa das árvores.
Thesagro: Sistema de cultivo
Agrossilvicultura
Capim Brachiaria
Planta para sombra
Leguminosa
Gramínea forrageira
Fertilidade do solo.
Produtividade
Valor nutritivo
Brachiaria brizantha
NAL Thesaurus: Crop yield
Urochloa brizantha
Forage grasses
Shade agroforestry systems
Agroforestry
Cropping systems
Soil fertility.
Nutritive value
Data Documento: 2013-02-19
ISSN: 0101-5516
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bp49final140213.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace