Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/943351
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GROSSI, M. C.
ANDRADE, C. de L. T. de
JUSTINO, F. B.
CASTRO, L. A. de
RODRIGUES, J. A. S.
Additional Information: MARINE CIRINO GROSSI, BOLSISTA; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; FLAVIO BARBOSA JUSTINO, UFV; LILIA APARECIDA DE CASTRO, BOLSISTA; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Title: Recomendações de épocas de semeadura para o sorgo granífero em três municípios brasileiros.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2012.
Pages: 26 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 54).
Language: pt_BR
Description: Na região Centro-Sul do país, a maior parte da cultura do sorgo granífero é cultivada extemporaneamente na segunda safra, estando sujeita à deficiência hídrica, sobretudo na fase terminal do ciclo. O uso dos resultados de simulação gerados com os modelos de crescimento de cultura permite quantificar os riscos climáticos envolvidos para diferentes épocas de semeadura e, assim, ajustar o sistema de produção de sorgo considerando um rendimento esperado. Modelos baseados em processos têm sido empregados com sucesso para esta finalidade. Objetivou-se com este trabalho empregar o modelo CSM-CERES-Sorghum para quantificar a produtividade esperada de grãos de sorgo para diferentes épocas de semeadura, em três municípios brasileiros. Utilizaram-se dados históricos de clima de Rio Verde, GO, e Janaúba e Sete Lagoas, MG, juntamente com o modelo CSM-CERES-Sorghum, previamente calibrado para a cultivar BRS 310, para simular cenários de épocas de semeadura semanais de sorgo. Uma metodologia baseada na quebra de produtividade da cultura em relação a um valor médio máximo obtido em regime de sequeiro foi empregada para definir janelas de semeaduras associadas a certo nível de risco. Aceitando-se perdas de produtividade de até 10%, a semeadura do sorgo, em primeira safra, deve ser realizada entre meados de outubro e meados de dezembro e janeiro, nos municípios de Sete Lagoas e Rio Verde, respectivamente. Já em Janaúba, a semeadura deve ocorrer entre os finais dos meses de outubro e de novembro, não sendo possível realizar uma segunda safra em regime de sequeiro.
Thesagro: Sorghum bicolor
Produtividade
Data Documento: 2012-12-20
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol54.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace