Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/941748
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: RESENDE, R. M. S.
VALLE, C. B. do
ALVES, G. F.
MOREIRA, D. A. L.
SILVA, D. R. da
ARAÚJO, D. de F.
FERREIRA, R. C. U.
BARRIOS, S. C. L.
JANK, L.
CARAMALAC, G. R.
NAKA, I. M.
CALIXTO, S.
CARVALHO, J. de
Additional Information: ROSANGELA MARIA SIMEAO RESENDE, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; Geovani Ferreira Alves, Bolsista DCR EmbrapaCNPq-Fundect na Embrapa Gado de Corte; Daiani Ajala Luccas Moreira, Bolsista Iniciação Científica na Embrapa Gado de Corte; Dayene Rosa da Silva, Bolsista Iniciação Científica na Embrapa Gado de Corte; Driele de Freitas Araújo, Bolsista Iniciação Científica da Embrapa Gado de Corte; Rebecca Caroline Ulbricht Ferreira, Bolsista Iniciação Científica na Embrapa Gado de Corte; SANZIO CARVALHO LIMA BARRIOS, CNPGC; LIANA JANK, CNPGC; GILSON REZENDE CARAMALAC, CNPGC; ISAURA MEGUMI NAKA, CNPGC; SILVANO CALIXTO, CNPGC; JOSIAS DE CARVALHO, CNPGC.
Title: Melhoramento de Brachiaria ruziziensis tetraploide sexual na Embrapa: métodos e avanços.
Publisher: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2012.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 194).
Language: pt_BR
Description: O presente trabalho apresenta os resultados obtidos com a experimentação inicial e o melhoramento de Brachiaria ruziziensis tetraploide e sexual na Embrapa Gado de Corte. Os objetivos são identificar as melhores genitoras sexuais em cruzamentos ao acaso com genótipos apomíticos e sexuais, identificar os melhores híbridos desses cruzamentos e compor uma população sexual tetraploide para fins de seleção intrapopulacional. A avaliação de 312 indivíduos de quatro progênies (R30, R44, R46 e R50) revelou que a melhor genitora em cruzamento quando foram considerados os caracteres de produção forrageira e de valor nutritivo foi a R50. Com base no valor genotípico predito para os indiví- duos em múltiplos cortes foi possível selecionar os melhores indivíduos das progênies, dos quais, os apomíticos são cultivares em potencial. Na composição da população de melhoramento intraespecífica sexual, as genitoras foram cruzadas ao acaso em área protegida de contamina- ção de pólen externo e realizada a colheita individual de sementes. Das sementes colhidas de plantas individuais, no período de maior sobreposição de produção, foram obtidas 60 progênies para compor o primeiro ciclo de melhoramento intrapopulacional em B. ruziziensis. Os próximos passos para o melhoramento de B. ruziziensis e obtenção de híbridos interespecíficos apomíticos e superiores são descritos.
Thesagro: Brachiaria Ruziziensis
Melhoramento Genético Vegetal
Pastagem.
Data Documento: 2012-12-07
Appears in Collections:Série Documentos (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC194.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace