Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/937959
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: VERONKA, D. A.
MARQUES, D. C.
CAVADA, L. H.
LAURA, V. A.
VALLE, C. B. do
FERREIRA, M. B.
FERREIRA, V. B. N.
GARCEZ, W. S.
CONTREIRAS RODRIGUES, A. P. D.
Additional Information: Darlan Alba Veronka, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial, Universidade Anhanguera-UNIDERP; Daniele Coelho Marques, Mestranda Universidade Anhanguera-Uniderp; Leonardo Hiroito Cavada, Mestrando Universidade Federal da Grande Dourados; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; Marcos Barbosa Ferreira, Professor no Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial - Universidade Anhanguera-Uniderp; Valquíria Barbosa Nantes Ferreira, Química, Dra. em Química, Bolsista de Desenvolvimento Científico Tecnológico Industrial, UFMS; Walmir Silva Garcez, Farmacêutico Bioquímico, Dr. em Química Orgânica, Laboratório de Química de Produtos Naturais,UFMS; Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues, Engenheira Agrônoma, Dra. em Ciência e Tecnologia de Sementes, Professora no Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, Universidade Anhanguera-Uniderp.
Title: Efeito alelopático do extrato bruto de Brachiaria decumbens na germinação e no vigor de sementes e de plântulas de Brachiaria brizantha.
Publisher: Brasília, DF : Embrapa, 2012.
Pages: 34 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 188)
Language: pt_BR
Description: Objetivou-se identificar os possíveis efeitos alelopáticos produzidos pelo extrato bruto de um acesso da coleção de Brachiaria spp da Embrapa Gado de Corte, denominado Brachiaria decumbens BRA001996 na germinação, no vigor de sementes e no vigor de plântulas de três cultivares de B. brizantha (cvs. Marandu, BRS Piatã e Xaraés). As sementes das cultivares foram semeadas em papel germitest, colocadas em gerbox e incubadas em câmara climática com fotoperíodo controlado. Utilizaram-se quatro repetições de 100 sementes para os testes de germinação e vigor e 25 sementes para o teste de vigor de plântulas. O extrato bruto foi obtido das folhas da gramínea, por meio de técnica laboratorial utilizada para detecção e quantificação de avaliação de saponinas esteroidais. Foram avaliadas duas testemunhas: uma somente com água destilada e outra com água destilada e acrescida de 1% de DMSO e quatro concentrações: 1,85g/mL (10%); 3,7g/mL (20%); 5,55g/mL (30%) e 9,25 mg/mL (50%), totalizando seis tratamentos. Observou-se efeito ?dose-resposta? inibitório significativo (P<0,05) em todos as variáveis avaliadas, nas sementes das três cultivares estudadas. Sabendo-se que os compostos hormonais agem estimulando ou inibindo o metabolismo celular, sugere-se que os efeitos alelopáticos observados no presente trabalho possam estar relacionados ao efeito direto das saponinas esteroidais nas células das sementes e das plântulas das B. brizantha avaliadas. Conclui-se que o extrato bruto de Brachiaria decumbens BRA001996 reduz o vigor e a germinação das sementes, bem como o vigor das plântulas de Brachiaria brizantha, cultivares Xaraés, Piatã e Marandu.
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Brachiaria Decumbens
Germinação
Gramínea
Pastagem
Planta Forrageira
Semente.
Data Documento: 2012-10-25
Appears in Collections:Série Documentos (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC188.pdf933,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace