Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/927613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorUZEDA, M. C.
dc.contributor.authorFIDALGO, E. C. C.
dc.contributor.authorIGUATEMY, M. de A.
dc.contributor.authorALVES, R. C.
dc.contributor.authorROUWS, J. R. C.
dc.date.accessioned2022-04-20T18:10:55Z-
dc.date.available2022-04-20T18:10:55Z-
dc.date.created2012-07-03
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.
dc.identifier.issn1678-0892
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/927613-
dc.descriptionA manutenção ou criação de uma estrutura da paisagem que permita o manejo sustentável dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade e a viabilidade socioeconômica de áreas rurais, embora necessária, carece de pesquisas que fundamentem seu planejamento. Visando subsidiar métodos de planejamento voltados a esse fim, este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo verificar as relações existentes entre a qualidade de fragmentos e as características estruturais da paisagem, considerando o uso da terra no seu entorno. A metodologia foi aplicada em seis fragmentos localizados na bacia hidrográfica dos rios Guapiaçu e Macacu, bacia contribuinte da baía de Guanabara, Estado do Rio de Janeiro. Foram selecionadas dez variáveis estruturais referentes à distribuição dos fragmentos na paisagem, sendo uma delas relacionada ao uso agrícola em seus limites; três referentes ao relevo; e 13 variáveis indicadoras de qualidade dos fragmentos, resultado dos levantamentos florísticos e de estrutura fitossociológica. As variáveis foram divididas em dois grupos para análise da correlação entre pares: as variáveis explicativas, compostas pelas variáveis estruturais e de posição no relevo; e as variáveis de resposta, que são os indicadores de qualidade de fragmento. Uma análise de correlação univariada entre pares formados por esses dois grupos indicou a favorabilidade ao uso de métodos multivariados. Uma análise multivariada de ordenação canônica que permite testar a hipótese de correlação entre o conjuntos de variáveis, análise de redundância (do inglês, Redundancy Analysis, RDA), foi aplicada. Os resultados entre pares de variáveis mostraram haver maior correlação entre as variáveis de qualidade do fragmento e as variáveis explicativas: de forma, distância e limite com área agrícola. Na análise multivariada, apesar da não significância das variáveis explicativas, detectou-se correlação significativa entre o uso agrícola nos limites dos fragmentos e as variáveis de resposta (p = 0,0460). Os resultados obtidos, seja na análise entre pares ou multivariadas, apontam para a influência do uso da terra no entorno dos fragmentos sobre sua qualidade. Este resultado indica a importância de dar continuidade a estudos que avaliem esses efeitos para uma melhor compreensão do fenômeno.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 190).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEcologia da Paisagem
dc.subjectMétrica da Paisagem
dc.subjectEstrutura Florística
dc.titleExplorando as relações entre estrutura da paisagem e atributos de qualidade de fragmentos em região de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.
dc.typeFolhetos
dc.format.extent230 p.
riaa.ainfo.id927613
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-20
dc.contributor.institutionMARIELLA CAMARDELLI UZEDA, CNPAB; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; MARIANA DE ANDRADE IGUATEMY, Bolsista Faperj; RODRIGO CONDÉ ALVES, Bolsista Embrapa Agrobiologia; JANAINA RIBEIRO COSTA ROUWS, CNPAB.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD-190-Fragmentos-Mata-Atlantica-1.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace